"ZUZANA" ESLOVACA NA LETÓNIA


Riga, Letónia
17 de Novembro de 2023

Plataforma de artilharia auto-propulsionada, de 155mm, "Zuzana", modelo 2 com cabina blindada (matrícula 72 65648), das Forças Armadas da Eslováquia, no Porto de Riga, na Letónia, a 17 de Novembro de 2023, sob a égide NATO "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" (eFP BG Latvia).

A plataforma original, desenhada e desenvolvida pela Konštrukta Trenčín, data de 1998, tendo a versão 2, aqui presente, entrado ao serviço das Forças Armadas da Eslováquia em 2019. Conta com uma peça de 155mm , de 52 calibres, transporta 40 munições, que consegue projectar entre 41 km a 50 km conforme a tipologia ERFB-BB ("Extended Range Full Bore - Base Bleed") ou VLAP ("(Velocity Enhanced Long Range Artillery Projectile), com uma cadência máxima de 5 disparos por minuto. Assente sobre um chassis Tatra 817 8x8, com cabina blindada, tem um comprimento de 14,2 metros, uma largura de 3,15 metros e uma altura de 3,5 metros, com um massa total (em modo de combate) de 33,8 toneladas. Tem uma velocidade máxima de 90 km/h e um alcance operacional de 600 km. A Eslováquia conta actualmente com 11 unidades da "Zuzana" modelo 2.

As forças do "eFP BG Latvia", compostas actualmente por elementos do Canadá, Albânia, República Checa, Itália, Montenegro, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Espanha, estão baseadas no campo militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja. Este campo dista cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.

Foto por Sargento Ēriks Kukutis | Ministério da Defesa da Letónia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas