DETALHE DE "DRONE" ARMADO COM GRANADA ANTI-CARRO


Donetsk, Ucrânia
Outubro de 2023

Uma aeronave não tripulada "FPV" ("First Person View"), de 4 motores, armada com granada de mão anti-carro RKG-3EM, afecta à 10.ª Brigada Independente de Assalto de Montanha "Edelweiss" (" 10-та окрема гірсько-штурмова бригада 'Едельвейс' ") das Forças Armadas da Ucrânia, na linha da frente da região de Donetsk, Leste da Ucrânia, em Outubro de 2023.

No topo do "drone" está um paralelepípedo envolvido em manga termo-retráctil de cor azul, contendo o "pack" de baterias, que alimentam os motores, a camara e as comunicações. Mais à esquerda na foto, com uma extremidade de protecção vermelha, está a antena de polarização circular de alto ganho RUSH "Cherry", 5.8GHz, que assegura a transmissão vídeo em tempo real (produzido pela camara instalada no interior da extremidade oposta do "frame") para o operador ao comando remoto do "drone".

RKG corresponde ao acrónimo de "Ruchnaya Kumulyativnaya Granata" ("Ручная Кумулятивная Граната", РКГ-3), literalmente "Granada de Mão de Carga Moldada", e corresponde a um desenho soviético que remonta originalmente à década de 1950. Na sua configuração original é composta por uma pega, com cerca de 21 cm de comprimento, usada como elemento de projecção manual (aqui retirada), e por um cilindro, com cerca de 16 cm de comprimento, enroscado na sua extremidade, contendo a carga explosiva de 300 a 390 gramas e a componente metálica da carga moldada optimizada para a penetração de blindagem.

No seu uso "standard", por infantaria, são atiradas "em arco" visando atingir a parte superior (de menor blindagem, mais vulnerável) de um blindado, existindo um mecanismo de abertura na pega da granada com um pequeno paraquedas para controlar a queda e garantir a trajectória vertical (sendo a acção de explosão desencadeada por um percutor de contacto).

Foto via 10.ª Brigada Independente de Assalto de Montanha "Edelweiss"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas