"SPOTTER" E ATIRADORES DA BRIGADA MECANIZADA TREINAM EM SANTA MARGARIDA


Santa Margarida, Constância, Santarém
6 a 15 de Novembro de 2023

Atiradores, afectos à Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, treinam tiro de precisão no decurso dos exercícios "Dragão" e "Vulcano", no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), em Constância, Santarém, de 6 a 15 de Novembro de 2023. Estão armados com espingardas automáticas FN SCAR-H ("Heavy"), calibre NATO 7.62mm x​ 51, equipadas com mira óptica Trijicon 1-6x24mm VCOG ("Variable Combat Optical Gunsight") e com bipé.

À esquerda na foto, entre os dois atiradores, temos um "spotter" a operar um Nyxus Bird LR ("Long Range"), equipamento electro-óptico, com visão térmica, medição de distância com sensor laser, geo-referenciação por GPS, bússola magnética e registo digital de imagens. Tem um alcance de 7 km para referenciação de viaturas e de 4 km para pessoal. É fabricado pela alemã Jenoptik Optical Systems, com sede em Jena, a cerca de 70 km a Sudoeste de Leipzig.

Está armado com pistola Glock 17 (Gen5) em calibre 9x19mm Parabellum e com faca Ka-Bar TDI, desenho original de John Benner (fundador do Tactical Defense Institute, TDI), em bainha de "kydex".

Estes exercícios, envolvendo 80 viaturas e 350 militares da BrigMec, reproduziram cenários de combate de alta intensidade, tendo por objectivo aperfeiçoar as capacidades operacionais (tácticas e de coordenação) da força e garantir os seus níveis de prontidão.

Foto via Exército de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"