"SPOTTER" E ATIRADORES DA BRIGADA MECANIZADA TREINAM EM SANTA MARGARIDA


Santa Margarida, Constância, Santarém
6 a 15 de Novembro de 2023

Atiradores, afectos à Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, treinam tiro de precisão no decurso dos exercícios "Dragão" e "Vulcano", no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), em Constância, Santarém, de 6 a 15 de Novembro de 2023. Estão armados com espingardas automáticas FN SCAR-H ("Heavy"), calibre NATO 7.62mm x​ 51, equipadas com mira óptica Trijicon 1-6x24mm VCOG ("Variable Combat Optical Gunsight") e com bipé.

À esquerda na foto, entre os dois atiradores, temos um "spotter" a operar um Nyxus Bird LR ("Long Range"), equipamento electro-óptico, com visão térmica, medição de distância com sensor laser, geo-referenciação por GPS, bússola magnética e registo digital de imagens. Tem um alcance de 7 km para referenciação de viaturas e de 4 km para pessoal. É fabricado pela alemã Jenoptik Optical Systems, com sede em Jena, a cerca de 70 km a Sudoeste de Leipzig.

Está armado com pistola Glock 17 (Gen5) em calibre 9x19mm Parabellum e com faca Ka-Bar TDI, desenho original de John Benner (fundador do Tactical Defense Institute, TDI), em bainha de "kydex".

Estes exercícios, envolvendo 80 viaturas e 350 militares da BrigMec, reproduziram cenários de combate de alta intensidade, tendo por objectivo aperfeiçoar as capacidades operacionais (tácticas e de coordenação) da força e garantir os seus níveis de prontidão.

Foto via Exército de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124