LANÇAMENTO DE MINAS NAVAIS DE INSTRUÇÃO EM EXERCÍCIO DA MARINHA DO BRASIL


Baía de Todos-os-Santos, Salvador, Estado da Baía, Brasil
23 de Outubro de 2023

Preparação para lançamento de seis minas ancoradas de contacto, tipo SH-60E, a partir da corveta "Caboclo" (V19) do Comando do 2.º Distrito Naval (Com2oDN) da Marinha do Brasil, na Baía de Todos-os-Santos, Salvador, no Estado da Baía no Brasil, no contexto do exercício "MINEX", a 23 de Outubro de 2023. A par da colocação das minas (de instrução, inertes), e em linha com a prática operacional em cenário de combate, foram também colocados engodos.

No contexto do exercício "MINEX", que decorreu de 23 a 27 de Outubro de 2023, tiveram então lugar as acções de detecção e desminagem conduzidas por dois navios caçadores de minas da classe Aratu, "Atalaia" (M17) e "Araçatuba" (M18), com apoio da lancha balizadora "Aldebaran" (SSN224) e do patrulha oceânico "Apa" (P121) da classe Amazonas - este como plataforma-base de comando e controlo do exercício. Esteve ainda envolvido no "MINEX" um Veículo de Superfície Não Tripulado (VSNT) desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) da Marinha do Brasil; e um outro VSNT, o "Suppressor X", desenvolvido pela empresa brasileira TideWise.

A corveta "Caboclo" (V19), classe Classe Imperial Marinheiro, ao serviço da Marinha do Brasil desde 16 de Julho de 1955, desloca 1 025 toneladas em carga completa, com 55,7 metros de comprimento, 9,5 metros de boca e 3,6 metros de calado. Com um guarnição de 64 elementos, tem uma velocidade máxima de 18 nós e um alcance operacional de até 27 000 km. Está armada com 1 peça de 3 polegadas (76mm), à vante, e com 3 peças Oerlikon de 20mm (2 à vante e 1 à ré). Desempenha missões de patrulha, busca e salvamento. Tem a alcunha de "Chico Bento".

Foto via Marinha do Brasil 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas