"ARMA" ANTI-DRONE RUSSA NO LESTE DA UCRÂNIA


Donetsk, Ucrânia
28 de Outubro de 2023

Militar de uma unidade de Cossacos Terek ("Терское войсковое казачье общество"), das Forças Armadas da Federação Russa, a operar uma "arma" anti-drone, PARS-NU ("ПАРС-НУ"), na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 28 de Outubro de 2023. A "arma" projecta um efeito de barramento electromagnético sobre as frequências de comando e navegação do "drone" - procurando forçar o mesmo à perda de controlo remoto, a entrar em modo de aterragem de emergência ou em modo de regresso contingente à origem.

Desenvolvida e produzida desde 2022 pela Lokmas ("Локмас"), fundada em 2015 e com sede em Zelenograd ("Зеленоград"), a cerca de 38 km a Nordeste de Moscovo, na Federação Russa, a PARS-NU tem uma massa total de 6,5 kgs, 90 cm de comprimento, 26 cm de altura e 14 cm de espessura. Opera, num alcance máximo de 500 a 2 000 metros, com um padrão direccional de 16 a 24 graus, com uma potência de 30 watts, e um intervalo operação de 2-3 horas, para barramento de GPS, GLONASS, GALILEO, BeiDou, Wi-Fi 2.4 GHz, 5.8 GHz. Possui calha para montagem de mira óptica, estando aqui equipada com um "red dot".

O militar está aqui afecto à protecção de uma plataforma móvel de lançamento de foguetes múltiplos, visível em segundo plano na foto, BM-21 "Grad" ("Granizo"), БМ-21 "Град". Está assente sobre uma viatura Ural-4320 (6x6) equipada com 40 tubos lançadores de foguetes. A plataforma de lançamento de foguetes conta aqui com grelhas de protecção superior - visando mitigar, por detonação prematura, o impacto de possíveis ataques por "drones" inimigos.

Foto por Stanislav Krasilnikov | Agência Sputnik

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas