"SNIPER" E "SPOTTER" ALEMÃES NO MALI


Camp Castor, Gao, Mali
11 de Setembro de 2023

"Sniper" do Exército Alemão, armado com Accuracy International AWM G22 A2, e, em segundo plano, "spotter" com binóculos "range finder" Vector 21, em Camp Castor, Gao, Mali, sob a égide da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations Unies pour la stabilisation au Mali"), a 11 de Setembro de 2023.

A G22 A2, em calibre .300 Winchester Magnum (7.62 × 67 mm), aqui equipada com mira telescópica Steiner-Optik GmbH M5Xi 5-25×56mm (sobre montagem ERATAC), com um "red dot" do mesmo fabricante, montado a 45 graus para uso a curta distância; bipé Atlas (B&T Industries); supressor de som Accuracy International com protecção anti-miragem térmica TAB Gear. As munições usadas são fabricadas nacionalmente pela Metallwerk Elisenhütte Nassau (MEN), no estado alemão de Rhineland-Palatinate.

Os binóculos Vector 21, produzidos pela empresa suiça Safran Vectronix AG, contam com ampliação 7x, medidor distância ("range finder) laser, bússola e inclinómetro sendo, além do apoio a "snipers", usados regularmente no contexto de Controladores Aéreos Tácticos (JTAC, "Joint Terminal Attack Controller") e de Apontadores Avançados de Tiro ("Joint Fires Observers", JFOs).

Em Junho de 2023, sob a liderança do Coronel Assimi Goïta, líder do governo do Mali desde o golpe de estado de 24 Maio de 2021, decidiu encerrar a colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU) e solicitou a retirada de todas as Forças da ONU do país. Até Outubro de 2023, cerca de 700 soldados alemães estavam presentes em Gao, no Mali. As Forças Armadas alemãs projectam que os seus últimos militares deixem o Mali até ao final de 2023. A MINUSMA, formada a 25 de Abril de 2013, foi dissolvida a 30 de Junho de 2023, decorrendo actualmente as tarefas de retirada dos seus derradeiros efectivos, de uma estrutura original de mais de 15 000 elementos, até 31 de Dezembro de 2023.

Foto por Jana Neumann | Forças Armadas Alemãs ("Bundeswehr") 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas