VIATURAS BLINDADAS "NAMER" EM GAZA


Faixa de Gaza
22 de Novembro de 2023

Duas viaturas blindadas Namer 1500, com sistema de protecção activa "Trophy" nas laterais, e, em segundo plano, um "bulldozer" blindado Caterpillar D9 R/T, equipado com protecção horizontal sobre a cabina, alcunhado de "Doobi" ("דובי", "Urso de Peluche") das Forças de Defesa de Israel, em operação na Faixa de Gaza, a 22 de Novembro de 2023.

A viatura blindada Namer 1500, baseada numa variante do chassis Merkava Mk. IV desprovida de torre, e com as primeiras unidades a terem entrado ao serviço das Forças de Defesa de Israel em Junho de 2023, deriva o sufixo "1500" presente na sua designação, da potência (hp) do seu novo motor, sendo "Namer" a expressão hebraica ("נמ"ר") para "Leopardo" (ainda que aqui resulte originalmente de uma contracção abreviada das expressões para viatura blindada e carro de combate).

É uma evolução da plataforma base, ao serviço desde 2008, sendo especialmente orientado à capacidade de assegurar a sobrevivência da sua guarnição e a resistir ao combate em zonas disputadas. Com uma guarnição de 2 elementos, pode transportar 10 militares equipados. Está equipado com uma plataforma de operação remota armada com metralhadora pesada calibre 12,7 mm, bem como com sistema de protecção activa "Trophy".

Este Caterpillar D9 R/T é uma versão altamente modificada pelas Forças de Israel da plataforma de "bulldozer" do fabricante norte-americano, compreendendo extensiva protecção blindada da cabina de operação, que tem uma guarnição de 2 elementos (comandante e condutor) e das componentes mecânicas, bem como uma envolvente em "grelha" para deflagração prematura de projecteis anti-carro. Estas modificações adicionam 15 toneladas ao peso do D9 que tem assim um massa total de 70 toneladas. Afectas ao Corpo de Engenharia de Combate das Forças Armadas de Israel, são enquadradas nas sub-unidades de "Tzama" ("צמ"ה"), acrónimo hebreu para "Tziyud Mechani Handasi", "Equipamento de Engenharia Mecânica".

Foto por Ronen Zvulun | Reuter

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"