"PIRANHA" IRLANDESA NO SUL DO LÍBANO


Sul do Líbano
20 a 23 de Setembro de 2023

Viatura blindada 8x8 MOWAG "Piranha" III (H), com plataforma de armas remota Kongsberg Protector (RS4) com metralhadora pesada M2 em calibre 12,7mm, do 122.º Batalhão de Infantaria do Exército da Irlanda, matrícula UNIFIL 14314, no âmbito da "United Nations Interim Force in Lebanon" (UNIFIL), a "Força Interina das Nações Unidas no Líbano", no Sul do Líbano, na 2.ª fase do exercício anual "Steel Storm", de 20 a 23 Setembro de 2023.

A MOWAG "Piranha" III (H), de fabrico Suiço, é uma viatura blindada 8x8, de 9,3 a 14 toneladas, guarnecida por 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) podendo transportar 5 militares equipados. Alcança uma velocidade máxima em estrada de 100 km/h e tem um alcance operacional de 780km.

As Forças de Defesa da Irlanda detêm actualmente cerca de 8 dezenas de unidades desta viatura blindada (em diferentes variantes). As mesmas estiveram já afectas a missões na Eritreia (UNMEE), no Kosovo (KFOR), na Libéria (UNMIL) no Chade (EUFOR/MINURCAT), no Líbano (UNIFIL) e nos montes Golã (UNDOF).

O Exercício "Steel Storm", com a intervenção das forças da UNIFIL e das Forças Armadas do Líbano, realiza-se anualmente, em duas fases, tendo a primeira fase de 2023 tido lugar de 5 a 9 de Junho, e a segunda de 20 a 23 de Setembro.

A 15 de Outubro de 2023 o Quartel General das Nações Unidas em Naqoura ( الناقورة), no Sul do Líbano, foi atingido por um "rocket" (sem provocar baixas) durante um ataque de forças do Hezbollah (حزب الله) dirigido ao Norte de Israel.

A UNIFIL, estabelecida em Março de 1978, compreende actualmente um efectivo de cerca de 10 359 elementos, com a contribuição de 49 países. A Irlanda participa na UNIFIL desde o seu estabelecimento, com um efectivo actual de 3 centenas de elementos - tendo já prestado serviço na mesma um acumulado superior a 30 000 militares irlandeses.

Foto via Forças de Defesa da Irlanda ("Óglaigh na hÉireann")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas