PROJÉCTIL INERTE DE ARTILHARIA DE ILUMINAÇÃO CAI SOBRE PARQUE DE HOSPITAL EM GAZA


Faixa de Gaza
10 de Novembro de 2023

Impacto de projéctil inerte de artilharia de iluminação (M485 A2), oco e sem carga explosiva, de calibre 155mm, na noite de 10 de Novembro de 2023, sobre o parque de estacionamento do Hospital Dar Al-Shifa (مستشفى دار الشفاء), no Norte da Faixa de Gaza.

Na tipologia M485 (A1/A2), calibre 155mm, trata-se de um projéctil em aço, oco, com um peso em vazio em redor dos 35 kg e um comprimento de cerca de 60 cm. Nesta tipologia é equipado com uma espoleta de retardamento MT ("Mechanical Time") e transporta, no seu interior, um cilindro de iluminação que é liberto num ponto intermédio da sua trajectória, e, preso por cabos a um paraquedas, percorrerá, em altitude decrescente, o terreno a iluminar.

Após a libertação do cilindro do iluminação do interior do projéctil, este segue, uma trajectória de queda, que, pela sua projecção inicial a 500-600 metros por segundo, com o seu peso de mais de 30 kg e densidade de material (aço), lhe confere carga cinética significativa (mesmo que desprovido de carga explosiva).

No Teatro de Operações em presença (actual e em operações anteriores) os obuses autopropulsados M109 (A5) das Forças de Defesa de Israel contam no terreno, tipicamente, com a disponibilidade de 3 tipos de munição de 155mm: (i) de alto-explosivo de fragmentação (em que a parte oca do projéctil é preenchida com explosivo); (ii) de fumo (preenchida com produto fumígeno); e (iii) de iluminação (transportando e libertando um cilindro com produto de iluminação, cabos e paraquedas).

No relatório da Amnistia Internacional (AI) de Fevereiro de 2009 (MDE 15/012/2009), sobre Armamento presente no Teatro de Operações de Israel e Gaza, páginas 12 e 13, ref. https://www.amnesty.org/.../2021/07/mde150122009en.pdf ,  está referenciada precisamente evidência forense de um projéctil M485 de iluminação, recuperado após impacto em Gaza, com a indicação de pelo menos 3 unidades encontradas por delegados da AI, neste terreno, após terem libertado o seu cilindro interno de iluminação.

Imagens forenses do projéctil a partir de vídeo via Saleh' Aljafarawi
Diagramas e foto de referência munição via OSINT
Infografia, composição e edição por "Espada & Escudo"





Imagem de análise forense da Amnistia Internacional de M485 A2 de iluminação recuperado em Gaza, 2009







Imagem - Diagrama M485 A1/A2 - Cilindro de Iluminação e Paraquedas



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas