EXERCÍCIO DE ABORDAGEM DA GUARDA DE FRONTEIRAS DA POLÓNIA


Baía de Gdansk, Báltico, Polónia
11 de Maio 2023


Acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) ao navio "Zodiak" por parte de uma força da Guarda de Fronteiras ("Straż Graniczna") da Polónia, numa embarcação semi-rígida MST ("Marine Specialised Technology") FRISC ("Fast Raiding, Interception and Special forces Craft") , durante o exercício "Kaper", a 11 de Maio de 2023, na Baía de Gdansk, Báltico, Polónia. A actual Guarda de Fronteiras da Polónia foi fundada em 1990, afecta ao Ministério da Administração Interna, sendo um órgão policial com uma estrutura militarizada.

O navio "Zodiak" (IMO: 8030908), contruído em 1981, desloca 751 toneladas, com 61,3 metros de comprimento, 10,8 metros de boca e 3,2 metros de calado, esteve afecto, até 2011, à investigação oceanográfica, tendo então passado a integrar a unidade militar n.º 2305, JW GROM, Unidade de Operações Especiais das Forças Armadas da Polónia, para apoio aos seus treinos de combate anti-terrorismo.

O JW GROM ("Jednostka Wojskowa | Grupa Reagowania Operacyjno-Manewrowego", "Unidade Militar | Grupo de Resposta para Manobras Especiais") foi fundado em 1990, integrando as Forças Armadas da Polónia, e é actualmente comandado pelo Coronel Grzegorz Mikłusiak, com aquartelamentos em Varsóvia e em Gdańsk, tendo estado em operação, entre outras geografias, no Haiti, no Kosovo, no Afeganistão, e no Iraque.

Foto por Piotr Gubernat (Combat Camera Poland)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas