MOVIMENTO HOUTHI CAPTURA CARGUEIRO NO MAR VERMELHO


Al Hudaydah, Mar Vermelho
19 de Novembro de 2023

Operação de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) desencadeada a 19 de Novembro de 2023 por forças do "Movimento Houthi" ("ٱلْحُوثِيُّون") do Iémen sobre o navio cargueiro "Galaxy Leader" (IMO: 9237307), na região de Al Hudaydah ("الْحُدَيْدَة"), no Mar Vermelho - a quarta maior cidade do Iémen e o seu principal porto na região.
O helícoptero Мі-171Sh (que pode transportar até 37 militares equipados) aqui usado pelas forças Houthi apresenta, na sua secção traseira, as bandeiras da Palestina e do Iémen. Após o assalto da força heli-transportada, composta por uma dezena de elementos, o vídeo mostra oito lanchas rápidas a escoltar o "Galaxy Leader", entretanto já com bandeira do Iémen e da Palestina hasteadas. O navio terá sido encaminhado para as instalação portuárias na costa oeste do Iémen, em Al Hudaydah.
Com uma tripulação multinacional de 25 elementos, o navio "Galaxy Leader" navegava aqui, sem carga, proveniente de Körfez na Turquia, com destino a Pipavav ("પીપાવાવ") na Índia, sob bandeira das Bahamas, fretado pela empresa japonesa NYK Line (Nippon Yusen Kabushiki Kaisha) e propriedade da Galaxy Maritime (Reino Unido) detida pela Ray Car Carriers (Reino Unido), de que o empresário israelita Abraham "Rami" Ungar é fundador e accionista maioritário. Trata-se de um navio cargueiro, especializado em transporte de viaturas, construído na Polónia pela Stocznia Gdynia S.A. em 2002, desloca 48 000 toneladas, com 189,2 metros de comprimento e uma boca de 32,29 metros. Trata-se de um cargueiro "Ro-Ro", designação curta para "Roll on - Roll off", que designa a tipologia de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes.
O "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levou a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi".




Vídeo das Forças Armadas do "Movimento Houthi"




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA