MOVIMENTO HOUTHI CAPTURA CARGUEIRO NO MAR VERMELHO


Al Hudaydah, Mar Vermelho
19 de Novembro de 2023

Operação de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) desencadeada a 19 de Novembro de 2023 por forças do "Movimento Houthi" ("ٱلْحُوثِيُّون") do Iémen sobre o navio cargueiro "Galaxy Leader" (IMO: 9237307), na região de Al Hudaydah ("الْحُدَيْدَة"), no Mar Vermelho - a quarta maior cidade do Iémen e o seu principal porto na região.
O helícoptero Мі-171Sh (que pode transportar até 37 militares equipados) aqui usado pelas forças Houthi apresenta, na sua secção traseira, as bandeiras da Palestina e do Iémen. Após o assalto da força heli-transportada, composta por uma dezena de elementos, o vídeo mostra oito lanchas rápidas a escoltar o "Galaxy Leader", entretanto já com bandeira do Iémen e da Palestina hasteadas. O navio terá sido encaminhado para as instalação portuárias na costa oeste do Iémen, em Al Hudaydah.
Com uma tripulação multinacional de 25 elementos, o navio "Galaxy Leader" navegava aqui, sem carga, proveniente de Körfez na Turquia, com destino a Pipavav ("પીપાવાવ") na Índia, sob bandeira das Bahamas, fretado pela empresa japonesa NYK Line (Nippon Yusen Kabushiki Kaisha) e propriedade da Galaxy Maritime (Reino Unido) detida pela Ray Car Carriers (Reino Unido), de que o empresário israelita Abraham "Rami" Ungar é fundador e accionista maioritário. Trata-se de um navio cargueiro, especializado em transporte de viaturas, construído na Polónia pela Stocznia Gdynia S.A. em 2002, desloca 48 000 toneladas, com 189,2 metros de comprimento e uma boca de 32,29 metros. Trata-se de um cargueiro "Ro-Ro", designação curta para "Roll on - Roll off", que designa a tipologia de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes.
O "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levou a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi".




Vídeo das Forças Armadas do "Movimento Houthi"




Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas