EXERCÍCIO DE DEFESA DE INFRA-ESTRUTURAS CRÍTICAS DA MADEIRA


Socorridos, Funchal, Madeira
16 de Novembro de 2023

Coordenado pelo Major-General Piloto Aviador Rui Pedro Matos Tendeiro, Comandante Operacional da Madeira, e com a participação dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas, o exercício "Zarco" desenvolveu, a 16 de Novembro de 2023, um cenário de defesa face a um assalto externo sobre infra-estruturas críticas na zona dos Socorridos, Funchal, na Ilha da Madeira. 

Nesta área, nas margens da foz da Ribeira dos Socorridos e junto à Capela de Nossa Senhora da Vitória, geo-referenciação 32.645170486841764, -16.967005238039366 , ref. https://maps.app.goo.gl/i5YxQN2kJJdjKYSA6 , situa-se a Central Térmica da Vitória (CTV III) da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), os silos da Cimentos da Madeira e os depósitos de gás natural da Gáslink (Grupo Sousa) que asseguram o fornecimento contínuo à EEM. Esta Central Térmica é responsável por cerca de metade do total da energia eléctrica produzida na Ilha da Madeira.
No vídeo podemos acompanhar o cenário em que uma força infiltrada (usando "uniformes" azuis escuros e braçadeiras vermelhas), visando o assalto e sabotagem sobre infra-estruturas críticas, é alvo da resposta das forças de defesa. Tem lugar uma projecção anfíbia de militares do Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição nº3 do Exército, usando uma embarcação semi-rígida a partir do NRP Viana do Castelo (P360), navio patrulha oceânico da classe homónima; a simulação de uso ofensivo de aeronaves não tripuladas lançando granadas em ataque sobre posições com forças de defesa a descoberto; uso de helicóptero EH101 "Merlin" (19607), a operar a partir do Aeródromo de Manobra nº3, no Porto Santo, para simulação de recuperação de um ferido; e uma parelha de aeronaves F-16 AM simulando o ataque a objectivos nas proximidades, em protecção das forças no terreno.
O exercício ZARCO, decorreu de 13 a 16 de Novembro de 2023, na Região Autónoma da Madeira. A sua designação é uma referência honorífica ao navegador português João Gonçalves Zarco que, com Tristão Vaz Teixeira, e sob a égide do Infante D. Henrique, reconheceram em 1418 a Ilha do Porto Santo e, em 1419, a Ilha da Madeira.




Vídeo via Comando Operacional da Madeira das Forças Armadas Portuguesas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124