MÍSSIL CHINÊS ANTI-CARRO LANÇADO DE PLATAFORMA QUÁDRUPLA EM VIATURA BLINDADA


16 de Outubro de 2023
Leste da China

Lançamento de míssil guiado anti-carro HJ-9 a partir de uma viatura blindada 4x4 WZ550 de 13,7 toneladas, do Exército de Libertação Popular da China, em exercícios contra alvos simulados, na região do Comando Militar do Leste da China, a 16 de Outubro de 2023.

O HJ-9 (Hong Jian-9, "红箭-9", literalmente "Seta Vermelha - 9") é um míssil guiado-anti-carro com 37 kg de massa e um comprimento de 1,2 metros, com 152 mm de diâmetro. Dotado de uma ogiva de alto-explosivo anti-tanque tem um alcance até 5 000 metros. Este míssil está ao serviço desde a década de 1990, com variantes melhoradas, desde a década de 2000, guiadas por radar (versão A) e por laser (versão B). A torre onde está instalado sobre esta viatura blindada conta, na sua secção central (entre as duas secções de 2 tubos lançadores), com os sensores electro-ópticos usados na identificação e controlo dos objectivos.

A combinação da plataforma de lançamento do HJ-9 (AFT-9) com esta viatura blindada WZ550 compreende, com uma guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e operador de arma), um sistema de comando e controlo interno, uma plataforma com 4 tubos lançadores, retráctil quando a viatura está em movimento. A viatura transporta, além das 4 unidades no lançador, 8 unidades adicionais armazenadas no interior do chassis.

Foto por Zeng Bingyang (Exército de Libertação Popular da China)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas