LEOPARD CEDIDO POR PORTUGAL NO LESTE DA UCRÂNIA


Avdiivka, Donetsk, Ucrânia
Novembro de 2023

Carro de combate Leopard 2A6 da 47.ª Brigada Mecanizada Independente "Magura" ("47-ма окрема механізована бригада", "Ма́ґура", 47 ОМБр) das Forças Armadas da Ucrânia, na região de Avdiivka ("Авдіївка"), Donetsk, Leste da Ucrânia, em Novembro de 2023.

Denota-se ser um dos Leopard 2A6 cedidos pelo Governo Português, a partir do efectivo do Exército, pela distintiva disposição dos suportes dos lançadores de granadas de fumo, em linha com a configuração original Holandesa, com a plataforma colocada na base da lateral da torre (e os lançadores agrupados de forma dupla) - diversa da configuração alemã, com a plataforma em posição central (e os lançadores distribuídos linearmente).

A 47.ª Brigada Mecanizada é popularmente designada pela alcunha de "Magura" ("Ма́ґура"), expressão que designa, do romeno "mắgură", uma montanha isolada, e aqui tomado como símbolo de conquista e esforço e com ritos de passagem associados a provas nos Montes Cárpatos (a cadeia montanhosa mais elevada da Ucrânia, na região Sudoeste, e que alcançam os 2 061 metros). "Magura" corresponde ainda, na mitologia eslava, a uma valquíria, filha de Perun ("Перýн"), Deus do raio, do trovão, da guerra e dos guerreiros.

O Governo de Portugal decidiu em Janeiro 2023 preparar e enviar 3 carros de combate Leopard 2A6 do Exército Português para uso pelas Forças Armadas da Ucrânia. As 3 unidades foram entregues em tal Teatro de Operações em finais de Março de 2023, a par de 18 outras unidades cedidas pelo Governo da Alemanha - num total de 21 carros de combate 2A6 afectos a esta mesma Brigada.

O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador). O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à Brigada Mecanizada (BrigMec), sediada em Santa Margarida (Constância, Santarém), comandada actualmente, e desde 19 de Setembro de 2022, pelo Brigadeiro-General Rebouta Macedo. Foram adquiridas 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de "spares").

Foto via OSINT




Evidenciado o detalhe da disposição e posicionamento dos lançadores de granadas de fumo


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas