MARINHA PORTUGUESA ACOMPANHA NAVIO RUSSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA


Portugal
5 de Novembro de 2023

A Marinha Portuguesa acompanha o navio de investigação científica "Akademik Ioffe", "Академик Иоффе" (IMO: 8507731), da Frota Atlântica do Instituto Shirshov de Oceanografia ("Институт Океанологии Им. П.п. Ширшова"), parte da Academia Russa de Ciências ("Российской Академии Наук"), navegando na Zona Económica Exclusiva de Portugal, a 5 de Novembro de 2023.

O "Akademik Ioffe" foi referenciado na travessia do estreito de Gibraltar, a 5 de Novembro de 2023, acompanhado pelo "Atlaya" (P74), navio patrulha da classe Serviola da Marinha de Espanha, e tendo então como destino declarado Kaliningrad, no Báltico (onde está baseada a frota a que está afecto). Foi então acompanhado, ao largo da costa Sul de Portugal Continental, pelo NRP Setúbal (P363), Navio Patrulha Oceânico da classe Viana do Castelo; e, a 7 de Novembro de 2023, ao transitar para águas ao largo da Região Autónoma da Madeira, acompanhado pelo NRP Viana do Castelo (P360), Navio Patrulha Oceânico da mesma classe.

Construído na Finlândia, em 1988, desloca 6 600 toneladas, com um comprimento de 111 metros, uma boca de 18 metros e um calado de 6 metros. Alcança uma velocidade máxima de 16 nós, com uma tripulação de 43 elementos e podendo transportar 127 passageiros. Está equipado com um conjunto alargado de laboratórios, sondas e sensores, sendo especialmente orientados ao estudo da propagação do som no Oceano.

Foto via Marinha Portuguesa 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas