VIATURA BLINDADA TREINA NA NEVE DO QUÉBEC


Saint-Gabriel-de-Valcartier, Québec, Canadá
5 de Janeiro de 2023

Viatura blindada 4x4 Textron TAPV , matrícula 12155, dos "Royal Canadian Hussards" (RHC) do 34.º Grupo de Brigada (34CBG) do Exército do Canadá, no decurso do exercício "Noble Guerrier", na Área de Treino de Valcartier, Québec (QC), no Leste do Canadá, na tarde de 5 de Janeiro de 2023.

Esta viatura 4x4 Textron TAPV ("Tactical Armoured Patrol Vehicle") está equipada com uma torre dotada de sistema de armas de operação remota (RWS) Protector modelo M151, da norueguesa Kongsberg, que conta aqui com uma configuração de lança-granadas automático de H&K GMG 40×53 mm, em posição central e, coaxial, à direita deste, uma metralhadora média FN MAG (C6 na designação canadiana) em calibre 7.62×51mm NATO. Na base desta plataforma encontramos ainda 4 tubos lança-granadas de fumo.

Trata-se de uma viatura de 18 toneladas, com 6,31 metros de comprimento, 2,75 metros de largura e 3,25 metros de altura. Tem uma guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro) podendo transportar 3 militares equipados. Propulsionada por um motor Allison MD3560 consegue alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h com um alcance operacional de 650 km. Ao serviço das Forças Armadas do Canadá desde 2016, as mesmas possuem 5 centenas de unidades desta viatura (em diferentes configurações).

Foto por Cabo Valérie Duclos-Péloquin | Forças Armadas do Canadá

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas