"RAPOSA" ALEMÃ DE GUERRA ELECTRÓNICA


Münster, Alemanha
10 de Outubro de 2017

Uma variante especializada, de guerra electrónica, da viatura blindada 6x6 "TPz Fuchs" ("Transportpanzer Fuchs"), "Raposa", afecta ao 931.º Batalhão de Guerra Electrónica ("Bataillon Elektronische Kampfführung" 931, EloKaBtl 931) do Comando de Reconhecimento Estratégico ("Kommando Strategische Aufklärung", KSA) do Exército da Alemanha ("Bundeswehr"), numa demonstração de meios a 10 de Outubro de 2017, na Área Militar de Treino de Münster ("Truppenübungsplatz Münster"), Alemanha.

A viatura está equipada com a plataforma CG20+ ("Counter-Explosive Device Gerät 20+"), composta por um sistema de interferência rádio HP 3260BW, produzido pela empresa alemã H.P. M&C Wüst GmbH que, cobrindo frequências HF, VHF, UHF e GSM (e integrado com soluções digitais de comando, controlo e optimização) visa impedir a detonação remota de engenhos explosivos improvisados (IEDs).

Com um peso de combate de 23,5 toneladas, desenhada pela Daimler-Benz, a "Fuchs" tem 6,8m de comprimento, 2,98m de largura e 2,5 metros de altura. Com 2 tripulantes, pode transportar até 10 militares equipados. Propulsionada por um motor diesel, V8, Mercedes-Benz Model OM 402A, permite-lhe uma velocidade máxima de 105 km/h e um alcance operacional de 800km. Pode estar armada com até 3 metralhadoras em calibre 7.62x51 NATO. Na variante presente na foto podemos ver uma equipada em posição dianteira superior com protecção balística envolvente.

A versão original da "Fuchs" entrou ao serviço em 1979, tendo se registado diferentes intervenções para actualização e melhoria da mesma, materializadas nas variantes TPz A7 e A8, com aplicação alargada e projectada para largas centenas de unidades ao serviço. A TPz Fuchs 2, uma versão actualizada e melhorada, pela RMMV, orientada à exportação, entrou ao serviço em 2007.

Foto por Frank Baunach

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas