LEI MARCIAL NA POLÓNIA


Zbąszyń, Polónia
13 de Dezembro de 1981

Sob comando do Conselho Militar de Salvação Nacional ("Wojskowa Rada Ocalenia Narodowego", WRON) liderado pelo General Wojciech Witold Jaruzelski, uma coluna de carros de combate T-55A, de 38 toneladas, de uma unidade blindada do Exército Polaco aquartelada em Sulechów, em manobra pela Rua Swierczewskiego (actual Rua Senatorska) em Zbąszyń, no Oeste da Polónia, rumando para Poznań (a quinta maior cidade do País), a 13 de Dezembro de 1981.

Estes carros de combate fazem aqui parte da operação militar desencadeada para suportar a imposição da Lei Marcial nacional na Polónia, iniciada na noite de 12 para 13 de Dezembro de 1981 - tendo envolvido um efectivo de 1 750 carros de combate, 1 900 viaturas blindadas, 500 viaturas pesadas de transporte de pessoal e várias esquadras de helicópteros.

O T-55A está armado com uma peça estriada D-10T de 100 mm (com 43 munições armazenadas); com uma metralhadora co-axial PKT em calibre 7,62mm (com 3 500 munições); e com metralhadora pesada DShKM em calibre 12,7mm sobre a torre (com 300 munições). Tem um alcance operacional de 500 km e pode alcançar uma velocidade máxima de 50 km/h.

A Lei Marcial, de que resulta a imposição da total autoridade militar sobre todos os direitos civis, esteve imposta na Polónia, como decisão do WRON face ao movimento contestatário de base sindical "Solidariedade" (Niezależny Samorządny Związek Zawodowy „Solidarność”), liderado por Lech Wałęsa (que receberia o prémio Nobel da Paz em 1983). A Lei Marcial vigoraria na Polónia durante mais de 1 ano, até 31 de Dezembro de 1982, quando foi suspensa (tendo sido formalmente revogada apenas a 22 de Julho de 1983).

Foto por Jacek Żołnierkiewicz (a partir do respectivo domicílio) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas