"DRONE" ALEMÃO DE RECONHECIMENTO RUMO À UCRÂNIA


Münster, Alemanha
2022

"Drone" de reconhecimento "Vector", da empresa alemã Quantum Systems, durante uma sessão de treino avançado, com o Exército da Alemanha ("Bundeswehr"), na Área Militar de Treino de Münster ("Truppenübungsplatz Münster"), Alemanha, em 2022.

O "Vector" tem um peso máximo à descolagem de 7.4 kgs, com uma envergadura de asa de 2,8 metros, podendo ser transportado numa mala de 80x54x35 cm. Tem uma velocide máxima de 25 metros por segundo (90 km/h), um alcance de comando portátil de 15 km (até 25 km com antenas de sector), com uma autonomia operacional de 120 minutos. No seu "payload" conta com sensores electro ópticos Trillium HD40-LV EO/IR ou Nextvision NightHawk2-UZ EO/IR, ambos com capacidade de 360 graus, alta resolução, seguimento de objectos, estabilização, "streams" com cifra de segurança KLV (SMPTE 336M-2007), etc.

Trata-se de uma plataforma "2 em 1" podendo, com a mesma fuselagem e com os mesmos aviónicos, ser convertido da configuração de asa fixa do Vector para o "tricopter" Scorpion (especialmente vocacionado para contextos urbanos). Em ambas as configurações opera em modo de aterragem e descolagem vertical (VTOL).

Foi desenhado pela Quantum Systems (fundada em 2015, em Munique) para endereçar um conjunto alargado de missões, civis e militares, compreendendo desde o reconhecimento, ao apoio à busca e salvamento, ao suporte à prevenção e combate a incêndios ao controlo de tráfego e de fronteiras.

Em Agosto de 2022 o Ministério da Defesa da Ucrânia adquiriu 33 unidades do "Vector" tendo, em Janeiro de 2023, reforçado este pedido para mais 105 unidades.

Foto via Quantum Systems | "Bundeswehr"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas