"MILAN" DISPARADO NA ESTÓNIA
Tapa, Estónia
29 de Janeiro de 2022Militares franceses disparam um míssil guiado anti-carro "MILAN" no decurso de exercícios na Área de Treino de Tapa, na Estónia, a 29 de Janeiro de 2022, em treinos conjuntos envolvendo forças Britânicas, Estonianas e Francesas sob a égide da NATO "enhanced Forward Presence" (eFP).
A Base Militar de Tapa ("Tapa sõjaväelinnak"), onde estão sediadas estas forças NATO eFP, é a maior base da Estónia. São antigas instalações soviéticas e distam cerca de 120 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa e a cerca de 250 km da sua segunda maior cidade, São Petersburgo.
O míssil guiado anti-carro MILAN ("Missile d'Infanterie Léger Antichar", "Míssil Anti-Carro de Infantaria Ligeira"), é uma produção franco-alemã, com as primeiras unidades a terem entrado ao serviço em 1972 e registou sucessivas evoluções, com mais de 350 000 unidades construídas. Conta, desde 2007, e depois da versão MILAN 3, com a versão MILAN ER ("Extended Range") dotada de ogiva "tandem" de alto explosivo anti-carro com um alcance de 3 000 metros (face aos 2 000 metros da versão anterior).
Foto por Cabo Eden | Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK)
Comentários