"CÉSAR" DINAMARQUESA


Oksbøl, Dinamarca
12 de Novembro de 2021

Unidade de artilharia autopropulsionada CAESAR ("César"), de 155mm, sobre chassis Tatra 815 8x8, ao serviço do Regimento de Artilharia ("Danske Artilleriregiment") das Forças Armadas da Dinamarca ("Forsvaret"), no Campo de Tiro de Oksbøl (onde está sediada), na Dinamarca, a 12 de Novembro de 2021.

A CAESAR (acrónimo de "CAmion Équipé d'un Système d'ARtillerie", literalmente "Camião Equipado Com Sistema de Artilharia"), desenhada originalmente pela GIAT Industries (actual Nexter Systems), é uma unidade de artilharia autopropulsionada, aqui sobre um chassis Tatra 815 de 8x8, equipada com uma peça de 155 mm / L52, com uma massa total de 32 toneladas, com um comprimento de 12,3 metros, uma largura de 2,8 metros e uma altura de 3,1 metros. Propulsionada por um motor V8 de 420 hp, consegue uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada e 50 km/h no campo, com um alcance operacional de 600 km.

Transporta 18 munições e tem uma tripulação de 5 elementos (podendo ser operada, em contingência, por apenas 3). Assistida por um sistema totalmente computorizado de tiro, consegue projectar as sua munições a 42 km ou mesmo até aos 50 km com cargas assistidas por foguete, com um cadência que lhe permite 6 disparos em menos de 60 segundos Foi já usada em vários Teatros de Operações de conflito - no Afeganistão, no Iraque, na Síria e no Mali.

Em finais de Abril de 2022, o Governo Francês decidiu enviar, entre outro material humanitário e militar, um conjunto de 12 unidades CAESAR, acompanhadas de um stock alargado de munições, para a Forças Armadas da Ucrânia - que receberam, em França, formação para operação das mesmas. Foram referenciadas ainda em meados de Junho de 2022, em operação no Donbas, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/06/cesar-em-accao.html , por parte da 55.ª Brigada de Artilharia ("Zaporozhian Sich") das Forças Armadas da Ucrânia .

A 19 de Janeiro de 2023, o Governo da Dinamarca decidiu enviar 19 unidades CAESAR para as Forças Armadas da Ucrânia (a par de formação especializada para operação das mesmas). Trata-se do total de unidades adquiridas pela Dinamarca.

Foto via Forças Armadas da Dinamarca ("Forsvaret") 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"