EXERCÍCIO URBANO COM PLATAFORMA ROBOTIZADA


Reino-Unido
22 de Novembro de 2022

Operacionais do Regimento de Yorkshire, do Exército do Reino Unido, em exercícios em contexto urbano usando uma plataforma robotizada, Cerberus UGV ("SPOT"), a 22 de Novembro de 2022, no Reino Unido. Os exercícios compreenderam, entre outros, o uso desta plataforma coordenada com a manobra táctica dos militares, envolvendo escadarias, portas e interacção com manipulação / recolha objectos.

A plataforma Cerberus UGV ("Unmanned Ground Vehicle", "Veículo Terrestre Não-Tripulado") é um desenvolvimento produzido pela RADēCO sobre a plataforma base "SPOT" da Boston Dynamics, designado popularmente por "cão robot". Tem um comprimento de 110 cm, uma largura de 50 cm, uma altura de 19 cm ("sentado") a 61 cm ("caminhando"), uma massa total de 36,3 kg, com uma autonomia operacional máxima de 1 hora e meia.

Incorpora sistemas avançados de comando e controlo, comunicações seguras e de maior alcance, sistemas electro-ópticos (visão térmica, infra-vermelho, alta-definição), bem como componentes de detecção face a ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (CBRN, "Chemical, biological, radiological and nuclear"). Conta ainda com braço dotado de pinça para poder interagir com objectos ou outros elementos no terreno.

Os militares britânicos estão armados com espingardas automáticas L85A3, em calibre 5.56×45mm NATO, equipadas com miras ópticas ELCAN SpecterOS 4x com uma mira para uso a curta distância, "Close Quarter Battlesight" (CQB), montada no topo da mesma, e ainda com módulo de iluminação e apontador laser, Rheinmetall LLM Mk.3 ATPIAL .

A peça de cor amarela que podemos observar na extremidade do cano da arma corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.

Foto por Cabo Aaron J Stone | MoD UK

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas