ENGENHARIA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS
Israel
23 de Outubro a 2 de Novembro de 2022Militares da Unidade de Engenharia de Combate para Operações Especiais, "Yahalom", do Exército de Israel, na fase final do período de instrução, com a duração total de 14 meses, entre 23 de Outubro de 2022 e 2 de Novembro de 2022 , num cenário simulando a negociação de um túnel hostil com recurso a um veículo de operação remota (um "Micro Tactical Ground Robot", MTGR, da israelita Roboteam) e com protecção de escudo balístico.
O "Micro Tactical Ground Robot" (MTGR) desenvolvido e construído pela empresa israelita Roboteam Defense, tem 47 cm de comprimento, tem um peso de 11,5 kg e uma capacidade de carga de 10 kg. Tem capacidade de negociar obstáculos e de subir escadas (graças a uma arquitectura de rodas e lagartas articuladas), tem uma autonomia de 3 horas de operação, e está equipado com 5 camaras integradas no chassis a que podem acrescer 2 camaras no braço manipulador e 1 em mastro. O seu braço manipulador (opcional) pode erguer até 4 kg.
O termo hebreu "Yahalom", que significa "Diamante" em Português, é a abreviatura de "Unidade de Engenharia de Operações Especiais" ("יהל"ם - יחידה הנדסית למשימות מיוחדות"). Sediada em Camp Emmanuel (também designado por Base "Jollys") fui fundada em 1995 e compreende, sob elevada confidencialidade, várias sub-unidades divididas por especialidade (demolições, desactivação de minas e engenhos, identificação e destruição de túneis, penetração em edificios e estruturas, desactivação de armas químicas, etc).
A sub-unidade especializada em túneis é designada por "Samur" (expressão em hebreu para "Doninha") e foi estabelecida em 2004. A expressão "Samur" deriva de "Slikim" (depósitos) e "Minharot" (caves ou túneis).
Foto via Forças Armadas de Israel
Comentários