SUPACAT ATMP NO KOSOVO
Kosovo
12 de Junho de 1999Militares do 1.º Batalhão do Regimento de Paraquedistas do Exército do Reino Unido transportados em 3 viaturas 6x6 Supacat ATMP ("All Terrain Mobility Platform"), em âmbito NATO, na estrada de Kannik, rumo a Pristina, a maior cidade e capital do Kosovo, a 12 de Junho de 1999. Este 1.º Batalhão de paraquedistas está sob o comando permanente do Director de Forças Especiais e afecto à 16.ª Brigada de Assalto Aéreo, a unidade de resposta rápida do Exército do Reino Unido.
Com uma massa de 2 toneladas (e uma capacidade de carga de 1,6 toneladas), propulsionadas por um motor turbo-diesel de 1.9 litros VW ADE, as Supacat ATMP alcançam uma velocidade máxima de 64 km/h. Têm um comprimento de 3,44 metros, uma largura de 2,03 metros e uma altura de 1,85 metros. São viaturas 6x6, com capacidade de transporte de 2+8 elementos, estão equipadas com "roll bars" e suportes para armamento - podendo funcionar como elemento de apoio de fogo. A sua estrutura inferior, de casco oco, permite-lhes flutuabilidade.
A ATMP, ao serviço das Forças Armadas britânias desde 1988, e actualmente na sua terceira geração (com a quarta em desenvolvimento), pode desempenhar, entre outras, funções de transporte de pessoal, equipamento ou abastecimentos, apoio de engenharia com grua, suporte de comunicações e suporte à evacuação.
Foto por Kevon Capon | MoD UK
Comentários