NAVIO RUSSO JUNTO AO HAWAII


11 de Janeiro de 2023
Hawaii, EUA

O navio de recolha de informações Kareliya (CCB-535), da classe Vishnya da Marinha da Federação Russa, a ser acompanhado a 11 de Janeiro de 2023 por meios da Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG, "United States Coast Guard"), a cerca de 22 milhas náuticas (aproximadamente 40 km) a oeste da Ilha do Hawaii, a sudoeste de Kailua-Kona. Navega aqui em águas internacionais, estando as águas territoriais na marca das 12 milhas náuticas, conforme definido pela Convenção das Nações Unidas do Direito do Mar (CNUDM).
No início do vídeo podemos observar um segundo navio, de reabastecimento, o "Pechenga" ("ПЕЧЕНГА"; nome de um município na região de Murmansk), IMO 7710977, de 8 500 toneladas, com 130 metros de comprimento e 20 metros de boca, ao serviço da Marinha da Federação Russa desde 1979. No momento documentado pelo vídeo decorre uma operação de reabastecimento ("Replenishment At Sea", RAS), executada a partir da popa do abastecedor (e não pelo bordo como é comum nas marinhas ocidentais).





O Kareliya ("Каре́лия"; nome de uma região da Federação Russa), com o número de amura 535, segundo navio construído da classe Vishnya (Project 864), está ao serviço da Federação Russa desde 5 de Julho de 1986, afecto à Frota do Pacífico (" Тихоокеанский флот") da respectiva Marinha. A sua classe tem 7 navios construídos e activos - em operação em Teatros de Operações que vão, entre outros, as Caraíbas, ao Mediterrâneo, passando pelo Mar Vermelho e pelo Pacífico Norte.
Desloca 3 800 toneladas, tem 91,5 metros de comprimento, 14,6 metros de boca, 4,5 metros de calado e conta com uma guarnição de 146 elementos. Está equipada com diferentes equipamentos de radar, de sonar e de intercepção de comunicações e recolha de informações electrónicas. Tem um alcance operacional de 13 000 km a 16 nós.
Está armado com 2 plataformas CIWS ("Close-in weapon system") AK-306 com canhão de 30mm (visíveis no vídeo, à vante da ponte de comando no navio) e podendo transportar lançadores portáteis de mísseis de defesa antiaérea 9K38 "Igla" (um total de 16 mísseis 9M39 armazenados).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124