"TIGRES DE BENGALA LUTADORES"


Qatar
20 de Maio de 2021

Um McDonnell Douglas F/A-18D "Hornet", número de série (BuNo) 164901, da Esquadra 224 (VMFA(AW)-224), "Fighting Bengals" ("Tigres de Bengala Lutadores"), do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), em manobra de re-abastecimento em voo a partir de um KC-135 Stratotanker da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a 20 de Maio de 2021, sobre o Qatar.

Além dos dois depósitos de combustível, sob cada asa, pintados num padrão "tigrado", este F/A-18D está equipado, ao centro da fuselagem, com um "pod" AN/AAQ-28(V) Litening, de identificação e gestão de alvos; podemos ainda observar, na lateral da entrada do motor, um míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM; no segundo ponto de fixação sobre a asa, após o depósito de combustível, e num suporte duplo, podemos observar duas bombas guiadas JDAM ("Joint Direct Attack Munition"), GBU-38 .

A Esquadra 224 foi estabelecida a 1 de Maio de 1942, durante a 2.ª Guerra Mundial (GM), e tem a sua entrada em combate, equipada com Grumman F4F "Wildcats", na Batalha de Guadalcanal, nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, em Agosto de 1942. É precisamente em homenagem ao Major Robeter E. Galer, que receberia, em 1943, a Medalha de Honra do Congresso ao liderar ali esta formação, com mais de 60 vitórias confirmadas contra as Forças do Japão em apenas 2 meses, que surge a inscrição do respectivo nome na fuselagem deste F/A-18, na lateral do piloto.

Alcunhados de "Fighting Wildcats" ("Gatos Selvagens Lutadores"), decorrente da designação das suas primeiras aeronaves, esta Esquadra fica conhecida por "Fighting Bengals", num referência ao Tigre de Bengala, o felino asiático Panthera tigris tigris, de onde resulta, precisamente, o padrão tigrado da pintura especial usada por este F/A-18.

Foto por Sargento Robert Harnden (USAF)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas