Meios suecos participam em treino de resgate submarino em exercício de 10 dias


Noruega 9 a 19 Setembro de 2024

Veículo de resgate submarino URF da Marinha Sueca a ser colocado no mar pela grua de 55 toneladas à ré do HSwMS Belos (A214), navio de resgate submarino ("Ubåtsräddningsfartyg") da 1.ª Flotilha Submarina da Marinha Sueca, no decurso do exercício "Dynamic Monarch", Noruega, de 9 a 19 de Setembro de 2024.
O URF, acrónimo de "UbåtsRäddningsFarkost" (lit. "Veículo [Farkost] de Resgate [Räddnings] Submarino [Ubåts]"), está ao serviço da Marinha Sueca desde 1978, desloca 54 toneladas, com 13,9 metros de comprimento, 3,2 metros de boca, sendo operado por 2 pilotos, 1 engenheiro e 1 operador de resgate, equipado com escotilha de acoplagem e podendo alcançar uma profundidade de 450 metros - o que lhe permite alcançar qualquer ponto do leito do Mar Báltico. Pode resgatar de 15 até 35 pessoas. Foi alvo de modernização em 2015 a cargo do construtor e preparador naval britânico James Fishend and Sons plc Defence (JFD), denotada pela marcação "Mark II". Pode ser aerotransportado.
O HSwMS Belos (A214) é o navio de resgaste submarino que tem organicamente afecto o URF. Construído em 1985 e tendo prestado originalmente serviço como navio de apoio e suporte a plataformas "offshore", foi adquirido pela Marinha Sueca em 1992. Desloca 6 150 toneladas (actualmente o navio de maior tonelagem desta Marinha), com 104,9 metros de comprimento, 18 metros de boca e 5,1 metros de calado. Com uma guarnição de 40 elementos, equipado com 5 gruas (de 5, 6, 10, 55 e 100 toneladas) sustenta um velocidade máxima de 13 nós. Este navio conta com meios autónomos de detecção de submarinos (compreendendo sonar fixo e rebocado, bem como veículos submarinos operados remotamente, ROVs), e equipamentos de apoio ao mergulho, descompressão (capacidade para 40 pessoas) e cuidados médicos.
O exercício "Dynamic Monarch" permitiu desenvolver, ao longo de 10 dias e a partir do porto norueguês de Arendal (a 200 km a Sudoeste da capital Oslo, sobre o estreito de Skagerrak, entre o o Mar Báltico e o Mar do Norte), um cenário simulando o desaparecimento de um submarino, desencadeado a acção de um conjunto alargado de meios de busca, identificação e resgate em contexto submarino. Com a participação de 10 países (Canadá, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos), estiveram aqui afectos os navios de resgate submarino NoCGV Barentshav (Noruega), HMSwS Belos (Suécia) e TCG Alemdar (Turquia).
Além do URF, este ainda envolvido o "NATO Submarine Rescue System" (NSRS), um submarino de resgate ao serviço desde 2008, detido pela França, Noruega e Reino Unido, que opera a partir da Base Naval de Clyde, na Escócia, com uma janela de prontidão de 72 a 96 horas para ser projectado para qualquer ponto do planeta. Deslocando 30 toneladas e com 10 metros de comprimento, alcança uma profundidade de até 600 metros e pode resgatar até 15 pessoas. Pode ser aerotransportado.
O exercício foi conduzido pelo "International Submarine Rescue Liaison Office" (ISMERLO) do Comando Marítimo da NATO.
Foto via Comando Marítimo da NATO (NATO MARCOM)

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