Fuzileiros da Marinha Portuguesa em exercício com Marinha do Senegal junto a Dakar


Senegal
Setembro de 2024

Navio Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa, NRP Viana do Castelo, número de amura P360, em exercícios com a Marinha do Senegal no contexto da "Iniciativa Mar Aberto" com a sua equipa de Fuzileiros, no litoral de Dakar, Senegal, na primeira semana de Setembro de 2024, O fuzileiro português está aqui equipado com uma réplica de pistola-metralhadora H&K MP5, em borracha termoplástica (TPR), de cor azul, com um peso total de 2,1 kg, com coronha configuração retráctil (fixa), para uso em contexto de treino. Sobre o respectivo capacete, o fuzileiro conta ainda com um "strobe" de iluminacao e com camara (frontal).
Na 2.a semana de Setembro de 2024, o NRP Viana do Castelo aportou a Bissau, capital da Guiné-Bissau, onde a guarnição desenvolveu acções de treino como militares locais bem como consultas médicas e apoio sanitário à responsabilidade dos elementos embarcados do serviço de saúde. Rumam entretanto a Sul, com destino a Walvis Bay, a segunda maior cidade da Namíbia e a sua maior cidade costeira, onde estará atracado de 18 a 23 de Setembro de 2024.
A "Iniciativa Mar Aberto" realiza-se com sucessivas missões, desde 2008, envolvendo a presença regular de meios navais da Marinha Portuguesa em acções de cooperação no domínio da defesa e da segurança marítima junto das nações parceiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC–UE), como especial foco na região da Costa Ocidental Africana e do Golfo da Guiné. Em 2023, o NRP "Arpão" (S161), submarino da classe "Tridente" da Marinha Portuguesa, sob comando do (OF-4) Capitão-de-fragata Taveira Pinto, esteve 120 dias em missão no âmbito desta iniciativa.
Sob comando do (OF-4) Capitão-de-fragata Ricardo José Sá Granja, liderando uma guarnição de 57 elementos, esta navio patrulha oceânico conta nesta missão com uma equipa de segurança de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa operadora de sistemas aéreos não tripulados (vulgo "drones"). Nos 4 meses de missão está prevista a visita a 10 países, incluindo todos os de língua oficial portuguesa da costa ocidental africana. Tendo largado da Base Naval de Lisboa a 21 de Agosto de 2024, regressará à mesma em Dezembro de 2024.
O NRP "Viana do Castelo" (P360) desloca 1 750 toneladas, tem um comprimento de 83,10 metros, um boca de 12,95 metros e um calado de 3,82 metros. Consegue alcançar uma velocidade máxima de 21 nós, com um alcance de 4 859 milhas náuticas (a 15 nós). Está armado com uma peça Oto Melara Marlin-WS, de 30 mm, 2 metralhadoras pesadas Browning M2 e 2 metralhadoras médias MG3. Conta com uma guarnição base de 42 militares (6 oficiais, 9 sargentos, 27 praças). Conta com "deck" com capacidade para receber um helicóptero Westland Lynx Mk95. A classe "Viana do Castelo" conta com 4 navios ao serviço (números de amura 360 a 363), construídos pela West Sea / Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e classificados em duas séries. Foto via Marinha de Portugal


Réplica de pistola-metralhadora H&K MP5, em borracha termoplástica (TPR), de cor azul, com 80x22cm, com um peso total de 2,147 kg, com coronha configuração retráctil (fixa), para uso em contexto de treino. Foto via distribuidor TWT (França)






Senegal. Cartografia via Encyclopædia Britannica, Inc. , 2006

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA