Ilyushin IL-38N da Marinha Russa em exercício de luta anti-submarina lançando sonoboias sobre o Pacífico


Oceano Pacífico, Mar do Japão Setembro de 2024

Aeronave de patrulha marítima e luta anti-submarina Ilyushin IL-38N (RF-75322, S/n 081010810), com o número 23, (amarelo), ao serviço da Marinha da Federação Russa no decurso do exercício "Oceano 2024" ("Океан 2024"), sobre o Mar do Japão, Oceano Pacífico, Setembro de 2024. Instalado sobre o "cockpit", numa estrutura elevada, está o sistema 2SD9 de ELINT/ESM ("Electronic Intelligence"/"Electronic Support Measures"). Parte do exercício podemos observar meios navais de superfície e um submarino em manobra, envolvidos aqui num cenário de luta anti-submarina.
O Ilyushin IL-38N ("Ильюшин Ил-38Н"), designação NATO "May", originalmente ao serviço da aviação naval soviética desde 1967, e com 5 a 6 dezenas de unidades construídas até 1972, é um quadrimotor a hélice, de patrulha marítima e luta anti-submarina, com 40,1 metros de comprimento e uma envergadura de asa de 37,4 metros, com um peso máximo à descolagem de 66 toneladas, sustenta uma velocidade máxima de 645 km/h, com um alcance máximo de 7 500 km, podendo operar numa janela de até 13 horas. Com uma tripulação de 6 a 8 elementos, com um "payload" de até 9 toneladas, pode projectar sonoboias (visível em lançamento numa das fotos), bombas, minas, mísseis e torpedos.
O sufixo "N" do IL-38 denota o equipamento com a plataforma electrónica de gestão de objectivos P-38 "Novella" ("Новелла", sufixo "H" em cirílico russo, na designação original), desenvolvido pela JSC Leninets e parte da variante modernizada desenvolvida em 2001 e de que estão actualmente ao serviço 7 unidades (e 15 outras unidades na versão base). Esta plataforma agrega os sinais recolhidos dos vários sensores e permita a apresentação e gestão de até 32 objectivos aéreos ou navais.




Fotos editadas a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA