Militar português em tarefas de verificação e manutenção no interior de carro de combate Leopard 2A6 da Força Nacional Destacada na Eslováquia
Eslováquia
Setembro de 2024Militar do Exército Português, da 1ª Força Nacional Destacada para a Eslováquia (1ªFND/SVK), das Forças Armadas Portuguesas, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK), a executar tarefas de verificação e manutenção no posto do condutor de um dos carros de combate do respectivo pelotão de Leopard 2A6, Setembro de 2024. O MNBG SVK está aquartelado em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.
No painel, com o selo do fabricante alemão KMW (Krauss-Maffei-Wegmann), segurado pela mão direita do militar português, podemos distinguir, em baixo, o indicador de rotações por minuto do motor turbo-diesel de 12 cilindros e 1 479 hp (até às 30x100, 3 000 rpm) e, ao seu lado, o velocímetro (com a indicação, abaixo, de "Höchst geschw. 50km/h", "velocidade máxima 50 km/h"); acima destes, temos o indicador de temperatura do motor com escala numérica até 120 graus e gradação de cor. Ao topo, com chave, as posições de operação com motor ligado, mas com o carro de combate estacionário (1, "Stand") e com marcha (2, "Fahrt"). Ao topo, na foto, o ecrã que permite acompanhar a camara com a vista à retaguarda do carro de combate.
Este pelotão de Leopard 2A6, comandado pelo Tenente Bernardo Teixeira Quintela, faz parte do Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela Tenente-Coronel Elisabete Silva, da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, e esteve em aprontamento ao longo do primeiro semestre de 2024. Sendo um pelotão de carros de combate composto por 4 blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva), num total de 5 unidades a projectar. O efectivo directamente afecto a este pelotão corresponde a 24 militares. Esta 1ªFND/SVK, projectada desde Portugal por via marítima e terrestre, está na Eslováquia desde 16 de Julho de 2024. Acrescem três militares em funções de Estado-Maior, nos Quartéis-Generais da Unidade Escalão Brigada e do "Battlegroup", num efectivo agregado de 27 militares portugueses.
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia é neste momento comandado, e desde o início de Julho, por Espanha, sendo composto por forças destacadas da República Checa, da Eslováquia, da Eslovénia, de Espanha, de Portugal, da Alemanha e dos Estados Unidos da América.
Foto via Exército de Portugal
Comentários