"Merlin" da Força Aérea Portuguesa em exercício de busca e salvamento terrestre
Portugal
11 de Setembro de 2024Helicóptero EH-101 "Merlin" (19609) da Força Aérea Portuguesa, a 11 de Setembro de 2024, no decurso do exercício de busca e salvamento "Morsa SATER", em Portugal. O exercício "Morsa SATER", desenvolvendo um cenário de um acidente com um meio aéreo, sobre a região de Viseu, decorreu de 10 a 11 de Setembro de 2024, a partir da Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, Ovar, Portugal, numa acção bilateral entre o RCC Lisboa e o RCC Madrid ("Rescue Coordination Center", RCC; "Centros de Coordenação de Busca e Salvamento").
Contou com a participação de uma aeronave C-295M e os helicópteros AW119 "Koala" e EH-101 "Merlin", da FAP, bem como um helicóptero NH90 (803-19) da Força Aérea de Espanha ("Ejército del Aire y del Espacio"). Participaram elementos da equipa de saúde militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas (NEA) da FAP bem como da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos Bombeiros.
O exercício, que se realiza desde 2001, tem a designação principal de "Morsa", do animal mamífero de grande porte (Odobenus rosmarus) que vive nas águas do Árctico, com "habitat" no oceano e na faixa costeira terrestre. Acresce o sufixo SATER (operações de busca e salvamento terrestre) ou SAMAR (idem, marítimo).
O EH-101 "Merlin", ao serviço da FAP desde 2004, tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 kh/h com um raio de acção de 740 km e um tecto de altitude de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda, com guincho, suportar uma carga alternativa exterior de 5,5 toneladas.
Foto por Cabo Flávia Camarão Coelho | FAP
Emblema do Exercício MORSA SATER 2024. Foto via FAP
Comentários