Ataque a navio de patrulha ribeirinha da Marinha de Myanmar com canhão sem recuo


Rio Irrawaddy, Norte de Myanmar Setembro de 2024

Ataque a um navio de patrulha ribeirinha da classe Y301 da Marinha de Myanmar, no Rio Irrawaddy, no Norte de Myanmar, por parte de forças do movimento "Kachin Independence Army" (KIA), em Setembro de 2024. O som característico indica que o ataque foi conduzido com disparo de um canhão sem recuo.
O Rio Irrawaddy é o maior rio de Myanmar, com mais de 2 milhares de km de extensão, nascendo, a Norte, numa confluência de rios, e desaguando no mar, a Sul, junto a Yangon, a maior cidade de Myanmar. Este rio é uma via estratégica de transporte - em particular para o garante da logística das Forças Armadas de Myanmar, no contexto de Guerra Civil que o país vive desde 2021 .
A classe Y301 conta com 10 unidades construídas, números de amura Y301 a Y310, lançadas à água em 1958 pelos estaleiros de Uljanik, Pula, na Jugoslávia, onde foram construídas sob requisito da então Birmânia (actual Myanmar). Deslocam 150 toneladas, com 32 metros de comprimento, uma boca de 7,25 metros e um calado de 0,90 metros. Propulsionadas por 2 motores diesel alcançam uma velocidade de 13 nós. Com uma guarnição de 3 dezenas de elementos, estão armadas com 2 peças de 40mm (40/60 Mk3 e/ou 40/39 Mk8), uma à vante e outra sobre a estrutura central.



Vídeo via OSINT




Y304, 1991


Fotos de referência e desenho do alçado do navio via OSINT. Infografia por "Espada & Escudo".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA