Kamov Ka-32T ao serviço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em Portugal


Pateira de Fermentelos, Aveiro, Portugal
18 de Setembro de 2024

Kamov Ka-32T (UR-CWW), a operar com um balde VSU-5(A), sobre a lagoa da Pateira de Fermentelos, Aveiro, Portugal, ao final da tarde de 18 de Setembro de 2024. Trata-se de um dos 5 helicópteros bombardeiros pesados (HEBP) afectos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), a que corresponde o número 4 nele colocado. As 7 dezenas de meios aéreos afectos ao DECIR são geridos pela Força Aérea Portuguesa (FAP), onde opera também com meios próprios ("drones" OGASSA OGS42 e helicópteros AW119 Koala).
Este helicóptero (S/n 5235001583602) foi construído originalmente em 1985, como plataforma militar de busca e salvamento Ka-27PS, para serviço da Marinha Soviética. Em 1992 passa a enquadrar o inventário da Marinha da Ucrânia e, convertido como plataforma civil Ka-32T, serve, de 2006 a 2009 a romena Pecotox Air. Em Março de 2009 é registado pela ucraniana Rosavia ("Росьавиа"); de 2012 a 2023 novamente pela Pecotox Air e, desde Fevereiro de 2023, e actualmente, pela Rosavia.
O balde VSU-5 ("ВСУ-5"), de 5 toneladas, foi desenvolvido originalmente na Federação Russa em 1995, destinado a equipar os helicópteros Mi-8 e Ka-32 (com o modelo VSU-15, de 15 toneladas, destinado ao Mi-26). Este desenvolvimento esteve a cargo do Instituto de Pesquisa de Sistemas Aeroespaciais ("Научно-исследовательский институт авиационно-космических систем", ГосНИИАС) em cooperação com a Unidade Central de Aviação de Protecção Florestal ("Центральная база авиационной охраны лесов", abrev. "Авиалесоохрана"). Os Ka-32 (versão civil da plataforma militar Ka-27, designação NATO "Helix") têm uma capacidade de carga interna de 3,7 toneladas (ou 5 toneladas em suspensão externa) podendo transportar 13 passageiros (máximo de 16) além dos 2 tripulantes (volume de 7.3m³ de cabina), com um peso máximo à descolagem de 11 toneladas. Têm um alcance operacional de 650 km e um tecto de altitude máxima de 5 000 metros. Desenhados, na sua plataforma base, para operação em contexto naval são dotados de dois rotores centrais contra-rotativos de 3 pás, dispensando o rotor de cauda.

Propulsionados por 2 motores Klimov TV3-117MA, de 2 200 hp cada, sustentam uma velocidade máxima de 260 km/h (em cruzeiro de 230 km/h). Têm um comprimento de 11,3 metros, uma altura de 5,5 metros, com um diâmetro das pás dos rotores de 15,9 metros, um peso máximo à descolagem de 11 toneladas (12,7 com carga suspensa). Parte da bacia hidrográfica do Vouga, a Pateira de Fermentelos, geo-referenciação 40.575954753259204, -8.518389073819582, ref. https://maps.app.goo.gl/2fKscETkSaoHERoK7 , é um antigo braço marinho (a cerca de 20 km da actual linha de costa) e uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica, tendo o Rio Cértima como afluente e o Rio Águeda como efluente, ocupando uma superfície de 2,6 km quadrados, com um comprimento máximo de 3 km, uma largura máxima de 700 metros, num perímetro de 10 km. Integra a Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro (PTZPE0004) parte integrante da Rede Natura 2000.
Foto por André Carvalho




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