Navio Patrulha Oceânico irlandês LÉ James Joyce em exercício de passagem, ao largo da Irlanda, com fragata NRP Dom Francisco de Almeida e HNLMS De Ruyter


Oceano Atlântico, Irlanda
20 de Setembro de 2024

Vista a partir do NRP Dom Francisco de Almeida (F334), fragata da Marinha Portuguesa, do LÉ James Joyce (P 62), navio patrulha oceânico das Forças de Defesa da Irlanda, no decurso de um exercício de oportunidade (PASSEX) aquando da passagem do "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1) ao largo da Irlanda, a 20 de Setembro de 2024. Pode ainda ser observado, parte deste mesmo grupo naval NATO e envolvido neste PASSEX, o HNLMS De Ruyter (F804), fragata da Marinha Holandesa.
O LÉ James Joyce (P 62), da classe Samuel Beckett, ao serviço desde 1 de Setembro de 2015, desloca 2 256 toneladas, tem 90 metros de comprimento, 14 metros de boca e um calado de 3,8 metros. Sustenta uma velocidade máxima de 23 nós com um alcance operacional de 6 000 milhas náuticas (cerca de 11 000 km). Com uma guarnição de 44 elementos, está armado com 1 peça Oto Melara de 76mm; 2 peças automáticas de 20mm, RH 202 Rheinmetall; 2 metralhadoras pesadas Browning em calibre 12,7mm; e 4 metralhadoras médias em calinbre 7.62mm.
A frota do Serviço Naval ("An tSeirbhís Chabhlaigh") das Forças de Defesa da Irlanda ("Óglaigh na hÉireann") compreende actualmente um total de 8 navios: 4 navios patrulha oceânicos (classe Samuel Beckett) e 2 navios patrulha (classe Róisín) e 2 navios patrulha costeiros (classe Lake). O designativo L.É. representa o extenso de "Long Éireannach", lit. "Navio Irlandês".
O NRP Dom Francisco de Almeida largou da Base Naval de Lisboa (BNL) a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o SNMG1. Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Grã-Bretanha e Islândia, estará de regresso a Lisboa a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").





Fotos via Comando Marítimo da NATO (NATO MARCOM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA