Bateria móvel de mísseis anti-navio da Marinha Polaca em exercício na Islândia


Keflavik, Islândia 26 de Agosto de 2024

Bateria móvel de mísseis anti-navio "Naval Strike Missile" (NSM) do Esquadrão de Mísseis de Defesa Costeira ("Nadbrzeżny Dywizjon Rakietowy", NDR) da Marinha da Polónia, no decurso do exercício "Northern Viking", em Keflavik, na Islândia, a 26 de Agosto de 2024. A plataforma móvel aqui presente assenta em viaturas 6x6, modelo P662.D43 do fabricante polaco Jelcz, com estrutura elevatória contendo até 4 mísseis.
O "Naval Strike Missile" é um míssil anti-navio desenvolvido e construído pela norueguesa Kongsberg Defence & Aerospace, ao serviço desde 2012, com uma massa de 400 kg (com o "booster", 350 kg sem o mesmo), com 3,96 metros de comprimento (com o "booster", 3,48 metros sem o mesmo), com 70 cm de diâmetro e 1,36 metros de envergadura de asa. Conta uma ogiva, em cobertura de titânio, de 120 kg. Tem um alcance operacional de 200 a 250 km, voando, sub-sónico, a Mach 0.93 (1 148 km/h), sendo guiado por inércia, satélite e imagem de infra-vermelho. Pode ser projectado a partir de plataformas embarcadas ou a partir de viaturas.
O Esquadrão de Mísseis de Defesa Costeira da Marinha Polaca, estabelecido em Janeiro de 2011 e operacional desde Janeiro de 2015, conta actualmente com 6 viaturas de lançamento, 6 viaturas de controlo, 2 viaturas de comando de bateria, 1 viatura de comando de esquadrão, 3 viaturas de centro móvel de comunicações, 2 viaturas com radar TRS-15C Odra-C, 2 viaturas de transporte de mísseis (re-municiamento) e 1 viatura de suporte à manutenção e reparação. Em Setembro de 2023 a Polónia firmou encomenda de mais unidades deste sistema de armas, com as primeiras entregas previstas para 2026. Com um efectivo actual na ordem das 7 dezenas de mísseis, a nova encomenda ascende a várias centenas de unidades, compreendendo a versão que permite ser usada também contra objectivos terrestres.
O exercício internacional "Northern Viking", a decorrer de 26 de Agosto a 3 de Setembro de 2024 na Islândia e em redor dela, com a participação de mais de 1 200 elementos (200 dos quais islandeses), tem como objectivos treinar rotinas e missões de protecção e resposta anti-sabotagem de infraestruturas nacionais críticas, garantir a segurança de rotas marítimas bem como garantir competências de busca e salvamento.
Trata-se de um exercício realizado desde 1982, nascendo e alargando-se a partir dos fundamentos do acordo bilateral de defesa entre a Islândia e os Estados Unidos, assinado em 1951. Na edição de 2024, participam neste exercício, forças da Islândia, dos Estados Unidos, da Dinamarca, da França, da Holanda, da Noruega, da Polónia, de Portugal e da Alemanha.




Fotos por Almagissel Schuring | Marinha dos Estados Unidos ("U.S Navy")




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA