Corveta da Marinha da Noruega acompanha navios russos em exercício ao largo da Noruega
Noruega
7 de Setembro de 2024Corveta KNM "Storm", número de amura P961, da classe Skjold da Marinha da Noruega, acompanha o navio de assalto anfíbio "Alexandr Shabalain" ("Александр Шабалаин"), número de amura 110 (BDK-60) da classe Project 775 (designação NATO "Ropucha I") da Frota do Báltico da Marinha da Federação Russa, em águas internacionais, ao largo da costa Oeste da Noruega, no decurso da exercício "Okean" ("Океан", "Oceano") desenvolvido pelas Forças Russas da Frota do Norte e da Frota do Báltico. O "Alexandr Shabalain" estava aqui escoltado por 2 corvetas da classe Project 20380 ("Стерегущий", "Steregushchiy", lit. "Guardando") da Frota do Báltico.
As corvetas da classe "Skold" foram construídas pela norueguesa Umoe Mandal. Existem 6 unidades produzidas e activas (P960 a P965), tendo a primeira entrado ao serviço em 1999 e a mais recente em 2012 (a "Storm", P961, na foto, data de 2006). Tratam-se de corvetas construídas em fibra de vidro e materiais compósitos de carbono, dotadas de capacidades "stealth" decorrentes de materiais RAM ("radar absorbent materials") e de "design" com ângulos deflectores e minimizadores de assinatura.
Com 47,5 metros de comprimento e 13,5 metros de boca, esta corveta desloca 274 toneladas em carga completa, podendo alcançar, em mar calmo, mais de 60 nós, com velocidades em estados de mar intermédios a situarem-se entre os 25 e os 45 nós, com um alcance de 800 milhas náuticas (cerca de 1 500 km). Com uma guarnição de 15 elementos, está armada com 8 lança-mísseis anti-navio Kongsberg NSM (protegidos em baias internas, e com um alcance de 150km), com uma peça de 76mm Otobreda Super Rapid, com um alcance de 16 km, e com duas metralhadoras pesadas M2HB em calibre 12,7 mm. Conta ainda com a protecção do sistema de sensores e "decoys" Rheinmetall MASS ("Multi Ammunition Softkill System"), bem como mísseis terra-ar MBDA Mistral numa plataforma portátil.
Foto via Forças Armadas ("Forsvaret") da Noruega
Comentários