Equipamento digital portátil de Raio-X em demonstração e treino de inactivação de engenhos explosivos do Exército Português na República Centro Africana


Bangui, República Centro Africana
Agosto de 2024

"ScanX Scout", equipamento portátil, digital, de Raio-X, em demonstração de procedimentos, técnicas e meios de inactivação de engenhos explosivos no decurso de formação e treino prestado pelo Módulo de "Route Clearance" da 15.ª Força Nacional Destacada como Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force", QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), 15.ª QRF/MINUSCA ao contingente do Camboja, Agosto de 2024, em Bangui, capital da República Centro Africana.

O "ScanX Scout", do fabricante norte-americano ALLPRO EOD (fornecido ao Exército Português pelo distribuidor SCANNA do Reino Unido), é um equipamento digital de Raio-X, portátil (35.6 x 39.4 x 45.7 cm; 21 kg com bateria), para uso de campo pelas equipas de inactivação de explosivos ("Explosive Ordnance Disposal", EOD). Usa placas, de 18 x 24 cm, 35 x 43 cm e até 35 x 130 cm, que podem ser modularmente ajustadas para operar sobre objectos de diferentes formas e dimensões. Permite resolução de 130 – 50 microns, conseguindo capturar uma imagem de alta-resolução em cerca de 35 a 60 segundos.

O "software" de análise que integra a solução, Scanview, permite a edição e manipulação gráfica das imagens recolhidas, bem como, além de gravar e exportar as mesmas, de as indexar em base de dados. No exemplo presente, expositivo e formativo, a consola portátil do "ScanX Scout" exibe a imagem de uma granada de morteiro.

A 15.ª QRF/MINUSCA, sob comando do (OF-4) Tenente-Coronel Henrique José Caetano Carvalho, é uma força maioritariamente constituída por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1BIPara), aprontados pelo Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), sediado em Tomar, compreendendo 215 militares, com elementos dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas.

O Módulo de "Route Clearance" conta com especialistas da Companhia de Engenharia de Combate Pesada (CEngCombPes) da Brigada Mecanizada (BrigMec) e do Grupo de Equipas EOD (GrEqEOD) do Regimento de Engenharia N.º 1 (RE1) do Exército - a mais antiga unidade de engenharia do Exército Português.

Foto via Forças Armadas de Portugal






Casos de uso e componentes do sistema - Distribuidor SCANNA






Emblema da Companhia de Engenharia de Combate Pesada (CEngCombPes)







Emblema do Grupo de Equipas EOD (GrEqEOD) 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA