BMP1-TS das Forças da Ucrânia na Frente Leste
Pokrovsk, Donetsk, Ucrânia 21 de Setembro de 2024
Viatura blindada BMP1-TS, com peça automática de 30mm, das Forças Armadas da Ucrânia, em manobra na região de Pokrovsk ("Покровськ"), a cerca de 50 km a noroeste do centro da cidade de Donetsk, no Donbas, Leste da Ucrânia, a 21 de Setembro de 2024. Sobre a torre podemos observar as antenas de um módulo portátil de guerra electrónica, destinado a interferir com as frequências de navegação e controlo de "drones".
O BMP1-TS corresponde a uma versão melhorada da plataforma BMP-1, equipada com o módulo de combate Spys-Syntez, desenvolvido pela Ucrânia (Techimpex e Zhytomyr) em final da década de 2010, com uma torre dotada de módulo KAZHAN-3K15 de sensores electro-ópticos (medidor de distância laser, visão térmica, etc) e de uma peça, estabilizada, ZTM-1 de 30mm, com 300 munições. Conta ainda com uma metralhadora coaxial PKT em calibre 7.62mm e, opcionalmente, nas laterais elevadas com protecção lateral, com 2 lançadores de mísseis anti-carro.
Na viatura, frontal e lateralmente, está pintada uma cruz branca (equilátera) como símbolo distintivo. Esta cruz remonta historicamente ao símbolo principal do estandarte dos Cossacos Ucranianos, de 1651, de que um exemplar é mantido no Museu do Exército ("Armémuseum") de Estocolmo, na Suécia, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/09/a-cruz-branca-dos-cossacos-ucranianos.html .
Comentários