Patrulha Oceânico da "Royal Navy" em território ultramarino britânico nas Caraíbas


Ilha Cayman Brac, Caraíbas
7 de Julho de 2024

Navio Patrulha Oceânico HMS Trent, número de amura P224, da segunda série da Classe River na Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), sob comando do (OF-4) Capitão-de-fragata Tim D. Langford, em operação junto à Ilha Cayman Brac, um território ultramarino britânico nas Caraíbas, a 7 de Julho de 2024.

Desenvolveu aqui, no contexto do furacão Beryl (de categoria 5), uma acção de reconhecimento de assistência humanitária e recuperação de desastre ("Humanitarian Assistance and Disaster Recovery", HADR). Desenvolve ainda neste Teatro de Operações, onde está destacado desde Dezembro de 2023, em integração com a Guarda Costeira dos EUA, acções sobre actividades ilícitas com especial foco no combate ao narcotráfico (tendo participado em 6 acções de intercepção de estupefacientes, até Agosto de 2024, com um valor projectado superior a 650 milhões EUR). Embarca uma força de "Royal Marine Commandos" e elementos de Engenharia do Exército Britânico.

O HMS Trent é o terceiro dos cinco navios da segunda série da Classe River de navios patrulha oceânicos da "Royal Navy", construído pela BAE em Glasgow, na Escócia, estando ao serviço desde 3 de Agosto de 2020. Descola 2 000 toneladas, com 90,5 metros de comprimento, 13 metros de boca e 3,8 metros de calado. Sustenta uma velocidade máxima de 25 nós com um alcance operacional de 5 500 milhas náuticas (10 200 km). Está equipado com 2 embarcações semi-rígidas, grua de 16 toneladas e conta com convés de voo para um helicóptero. Com uma guarnição de 3 a 4 dezenas de elementos, está armado, à vante, com uma peça DS30B de 30mm, e com 4 metralhadoras pesadas calibre 12,7 mm (uma em cada bordo junto à ponte, onde também são opcionalmente usadas metralhadoras médias calibre 7,62mm, e duas à ré, nos extremos do convés de voo).

Foto por Matt Bradley | Ministério da Defesa | UK MOD | Crown

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA