Preparação de campo de "drone" de ataque Privet-82 MK2 pelas Forças Russas no Leste da Ucrânia


Ucrânia 31 de Agosto de 2024

Preparação, em catapulta de lançamento no interior de edífico semi-destruído, de um "drone" de ataque Privet-82 MK2 ("Привет-82МК2"), por operacionais da 88.ª Brigada de Reconhecimento e Sabotagem ("A Espanhola") afecta às Forças Russas no Teatro de Operações do Donbas, no Leste da Ucrânia, a 31 de Agosto de 2024.
O Privet-82 MK2, concebido e produzido pela russa "Oko Design Bureau" ("конструкторском бюро Око"), sustenta uma velocidade máxima de 140 km/h com um alcance operacional de 30 km e um "payload" de 5,5 kg. Ao serviço desde 2024 apresenta uma estrutura leve, com asas destacadas e montadas em campo. Conta com orientação por instrumentos podendo operar sem recurso a camara, mitigando a sua detecção ou interferência electrónica.
A "Espanhola" ("Espanola", "Эспаньола") foi criada em 2022 como uma sub-unidade parte do Batalhão "Vostok", estabelecido originalmente, a 9 de Maio de 2014, como parte das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa. Esta sub-unidade tem o seu cognome decorrente da alcunha do seu fundador e comandante, Stanislav "O Espanhol" Orlov, expressão associada aos seus conhecimentos de línguas estrangeiras.
Desde Setembro de 2022, após a declaração de anexação da República Popular de Donetsk por parte da Federação Russa, as diferentes forças militares e para-militares passaram a ser enquadradas sob a égide das Forças da Federação Russa, correspondendo actualmente à "Espanhola" a designação de 88.ª Brigada de Reconhecimento e Sabotagem ("88-й разведывательно-диверсионной бригады").





Fotos por Sergey Bobylev | Agência RIA Novosti





Emblema da "Espanola" ("Эспаньола"), fundada por Stanislav "O Espanhol" Orlov. Foto por Sergey Bobylev | Agência RIA Novosti (#8746451). Ucrânia, 19Ago2024. O elemento gráfico corresponde a uma pistola Makarov (Пистолет Макарова), de origem soviética, ao serviço desde 1951, cal. 9×18mm Makarov

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA