Viatura blindada 4x4 das Forças Armadas da Hungria em treinos
Szomód, Hungria
3 a 5 de Setembro de 2024Viatura blindada 4x4 "Gidrán", da 1.ª Brigada "György Klapka" das Forças Armadas da Hungria, armada com metralhadora pesada M2 calibre 12,7mm, em plataforma de operação remota Aselsan SARP, em treinos no campo de tiro de Szomód (como execução de fogos-reais), a cerca de 55 km a Nordeste da capital Budapeste, na Hungria, 3 a 5 de Setembro de 2024.
Esta viatura blindada tem uma massa de 14 toneladas, um comprimento de 5,8 metros, um largura de 2,5 metros e uma altura de 2,5 metros. Além do condutor pode transportar até 7 militares equipados. Apresenta protecção STANAG-4569 até nível 4 e está armada com uma plataforma de operação remota Aselsan SARP ("Stabilized Advanced Remote Weapon Platform") que pode receber uma metralhadora ou um lança-granadas automático. Tem uma velocidade máxima de 120 km/h e um alcance operacional de 700 km.
Produzidos desde 2020, as primeiras 50 unidades foram produzidas pela Nurol Makina (Turquia), sob a sua plataforma original de viaturas MRAP ("Mine Resistant Ambush Protected") 4x4 "Ejder Yalçın". As quantidades seguintes, já sob produção licenciada localmente, estão a cargo da "joint venture" Nurol Makina - Rheinmetall Hungary (em Zalaegerszeg, na Hungria).
Projecta-se uma produção alargada até às 300 unidades, tendo as primeiras 10 unidades do "Gidrán" sido afectas, a 25 de Fevereiro de 2021, à 25.ª (actual 1.ª) Brigada, "György Klapka" do Exército Húngaro, sediada em Tata.
"Gidrán" corresponde a uma raça rara de cavalos húngaros com origem a partir de cavalos árabes, a remontar aos inícios do século XIX.
Foto por Laszló Gardener via 1.ª Brigada "György Klapka" do Exército Húngaro
Comentários