"Drone" Tekever AR5 a operar a partir de Tróia em demonstração de capacidade com projecção de sonoboias


Tróia, Portugal
Setembro de 2024

Demonstração de projecção de sonoboias SSQ-906G(U) da britânica Ultra Electronics (Ultra Maritime) a partir de aeronave não tripulada Tekever AR5 no decurso do Exercício REPMUS, a operar a partir do Ponto de Apoio Naval (PAN) de Tróia, geo-referenciação 38.47488963420348, -8.870645983337598 , ref. https://maps.app.goo.gl/qZuQeacGGKLWN5FB7 , Grândola, Portugal, Setembro de 2024.

As sonoboias SSQ-906G(U) são um dispositivo passivo de detecção acústica submarina, de tipologia "Low Frequency Analysis and Recording" (LOFAR), podendo ser usadas em contexto costeiro, em águas menos profundas, ou em oceano, com águas profundas (configuráveis para os patamares de 30, 140 ou 300 metros). São de dimensão padrão "G", com 419,1 mm de comprimento, 123,8 mm de diâmetro e uma massa de 5,6 kg. Podem ser projectadas a partir de aeronaves voando até uma velocidade máxima de 375 nós (700 km/h) e na faixa de altitude operacional entre os 46 e os 9 200 metros. Operam até 7 horas.

A aeronave não tripulada AR5 é uma plataforma de média altitude e média "endurance" especialmente vocacionada para os contextos de vigilância e patrulha marítima. Com 4,03 metros de comprimento e 7,29 metros de envergadura de asa, com uma velocidade de cruzeiro de 100 km/h (propulsionada por 2 motores de 3W a 2 tempos; depósito de 60 litros de combustível), e com uma janela de operação de até 20 horas, suportando comando via comunicações por satélite. Com um peso máximo à descolagem de 180 kg, pode sustentar um "payload" de até 50 kg. Pode ser equipada com diferentes combinações de equipamento e sensores electro-ópticos.

A 14.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO STO CMRE ("Science and Technology Organization", "Centre for Maritime Research and Experimentation", La Spezia, Itália), NATO JCGMUS ("Joint Capability Group Maritime Unmanned Systems", La Spezia, Itália) e e EDA ("European Defence Agency", Bruxelas, Bélgica), iniciou-se a 9 de Setembro e decorrerá até 27 de Setembro de 2024 na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique (que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola, monitorizada do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia). Participam representações de 30 países e um total de mais de 2 000 elementos. Trata-se do maior exercício de experimentação robótica e de veículos não tripulados realizado em termos internacionais.

A Tekever é uma empresa privada Portuguesa, fundada em 2001, com mais de 350 colaboradores, liderada por Ricardo Mendes (co-fundador e CEO), com sede em Lisboa, produção em Ponte de Sor e sucursal no Reino Unido, tendo como clientes, além de Portugal e do Reino Unido, o Brasil, a Colômbia, a Indonésia, a Nigéria, o Senegal, a União Europeia e Ucrânia.

Foto via Tekever

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA