Transferência de seis helicópteros Kamov Ka-32A11BC de Portugal para a Ucrânia


Ponte de Sor, Portalegre, Portugal
6 de Setembro de 2024

Foram transferidos para a Ucrânia um conjunto de seis helicópteros Kamov Ka-32A11BC, a partir do armazenamento em hangar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, geo-referenciação 39.20639045749805, -8.057010099134438 , ref. https://maps.app.goo.gl/esTThnv6hbu4whQj8 , Portalegre, Alentejo, Portugal, com a última destas unidades a ter partido, por via terrestre, a 6 de Setembro de 2024, sob a égide do Ministério da Defesa Nacional (MDN) da República Portuguesa, e em articulação com o Ministério da Administração Interna (MAI), com a Embaixada da Ucrânia em Lisboa e com o Ministério da Defesa da Ucrânia.
A República de Portugal contratou em concurso público internacional (n.º 1/CPI/2005), nos termos definidos pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 182/2005, de 22 de Novembro de 2004, e conforme adjudicação expressa pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2006, de 15 de Maio, o fornecimento de um conjunto de 6 unidades do helicóptero Kamov Ka-32A11BC, por 42,1 milhões de EUR (42 152 298 EUR), destinados, sob a tutela do MAI, ao contexto de luta conta incêndios. O contrato seria celebrado a 22 de Maio de 2006 com a empresa HELIPORTUGAL - Trabalhos e Transporte Aéreo, Representações, Importação e Exportação, Lda., para o fornecimento das aeronaves concebidas e produzidos pela Kamov Design Bureau, "Опытное конструкторское бюро Камова" (actualmente Russian Helicopters, subsidiária da Rostec) detida pelo Estado da Federação Russa.
Entregues em 2008, a sua posse e gestão (a par de mais 4 helicópteros Eurocopter AS 350 B3) foi afecta à EMA - Empresa de Meios Aéreos, criada a 13 de Abril de 2007 e detida integralmente pelo Estado Português. Seria extinta e liquidada em 2014 e as suas responsabilidades transferidas para a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). A 10 de Fevereiro de 2022, via despacho n.º 1705/2022, a frota dos 6 helicópteros Ka-32 passou para a responsabilidade da Força Aérea Portuguesa (FAP). Em Outubro de 2022 o MDN comunicou a intenção de os transferir para a Ucrânia. Este seis helicópteros são agora transferidos no seu estado de conservação actual ("as is"), i.e., com 1 unidade acidentada em 2012, 2 unidades alvo de manutenção em 2015 mas não repostas em operação e 3 unidades imobilizadas desde 2018.
Os Ka-32 (versão civil da plataforma militar Ka-27, designação NATO "Helix") têm uma capacidade de carga interna de 3,7 toneladas (ou 5 toneladas em suspensão externa) podendo transportar 13 passageiros (máximo de 16) além dos 2 tripulantes (volume de 7.3m³ de cabina). Têm um alcance operacional de 650 km e um tecto de altitude máxima de 5 000 metros. Desenhados, na sua plataforma base, para operação em contexto naval são dotados de dois rotores centrais contra-rotativos de 3 pás, dispensando o rotor de cauda.
Propulsionados por 2 motores Klimov TV3-117MA, de 2 200 hp cada, sustentam uma velocidade máxima de 260 km/h (em cruzeiro de 230 km/h). Têm um comprimento de 11,3 metros, uma altura de 5,5 metros, com um diâmetro das pás dos rotores de 15,9 metros, um peso máximo à descolagem de 11 toneladas (12,7 com carga suspensa).



Fotos via MDN

Diagrama e infografia editados por "Espada & Escudo" a partir da documentação original da Russian Helicopters | Rostec



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