Guarda costeira da Islândia e P-8 "Poseidon" da Marinha norte-americana em exercício no Atlântico Norte


Faxaflóa, Islândia
7 a 8 de Agosto de 2024

Navio de patrulha oceânico "Freyja" (IMO 9455105) da Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands") e aeronave Boeing P-8A "Poseidon" da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") no decurso do exercício "Northern Viking", na baía de Faxaflóa, na costa oeste da Islândia, no Atlântico Norte, 7 a 8 de Agosto de 2024.

Lançado à água em 29 de Abril de 2009, o "Freyja", foi construído nos estaleiros da Sekwang Shipbuilding Co., Ltd., na Coreia do Sul, sendo originalmente um navio de suporte à indústria de petróleo e gás, como E.R. Vittoria e como GH Endurance, tendo sido adquirido pela Islândia em Setembro de 2021. Com um comprimento de 85,8 metros, boca de 19,9 metros e calado de 8,8 metros, desloca 4 566 toneladas e alcança uma velocidade de 17 nós sendo guarnecida por 18 elementos. "Freyja" corresponde a uma divindade feminina da mitologia nórdica, filha de Njörd, o deus do mar - representando o amor, a fertilidade e a batalha.

O exercício internacional "Northern Viking", a decorrer de 26 de Agosto a 3 de Setembro de 2024 na Islândia e em redor dela, com a participação de mais de 1 200 elementos (200 dos quais islandeses), tem como objectivos treinar rotinas e missões de protecção e resposta anti-sabotagem de infraestruturas nacionais críticas, garantir a segurança de rotas marítimas bem como garantir competências de busca e salvamento.

Trata-se de um exercício realizado desde 1982, nascendo e alargando-se a partir dos fundamentos do acordo bilateral de defesa entre a Islândia e os Estados Unidos, assinado em 1951. Na edição de 2024, participam neste exercício, forças da Islândia, dos Estados Unidos, da Dinamarca, da França, da Holanda, da Noruega, da Polónia, de Portugal e da Alemanha.

A Islândia é um estado soberano desde 17 de Junho de 1944 e um dos 12 estados fundadores da NATO desde 1949. Tem uma população actual com cerca de 387 mil habitantes, não possuindo forças armadas. Conta com meios e efectivos de guarda costeira, forças policiais e de protecção civil. A sua força policial conta com uma sub-unidade especializada, "Víkingasveitin" ("Esquadrão Viking"), com as competências de protecção de individualidades, resposta armada, resgate de reféns e combate anti-terrorismo.

Foto por Anton Wendle

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA