Leopard 2A6 do Exército Português treina com munições DM88 na Eslováquia


Lešť, Pliešovce, Eslováquia Setembro de 2024

Carros de combate do pelotão de Leopard 2A6 da 1ª Força Nacional Destacada para a Eslováquia (1ªFND/SVK), das Forças Armadas Portuguesas, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK), sendo municiados com DM88, 120x570mm (de tipologia de treino), Setembro de 2024, na Eslováquia. A força alcançou entrentanto a sua Capacidade Operacional Plena ("Full Operational Capability", FOC). O MNBG SVK está aquartelado em Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.
As munições DM88, do fabricante alemão Rheinmetall, correspondem à tipologia "Cone Stabilised, Discarding Sabot-Tracer Practice Cartridge" (CSDS-T PRAC CTG), destinadas a treino (com componente tracejante) e aferição de alinhamento de miras. Têm a mesma massa, velocidade inicial e precisão da munição de combate (de energia cinética, perfurante) DM73, com 21 kg, 1780-90 m/s, <0.2-0.22 miliradianos.
Este pelotão de Leopard 2A6, comandado pelo Tenente Bernardo Quintela, faz parte do Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela Tenente-Coronel Elisabete Silva, da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, e esteve em aprontamento ao longo do primeiro semestre de 2024. Sendo um pelotão de carros de combate composto por 4 blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva), num total de 5 unidades a projectar. O efectivo directamente afecto a este pelotão corresponde a 24 militares. Esta 1.ªFND PelCC – MNBG SVK, projectada desde Portugal por via marítima e terrestre, está na Eslováquia desde 16 de Julho de 2024.
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia é neste momento comandado, e desde o início de Julho, por Espanha, sendo composto por forças destacadas da República Checa, da Eslováquia, da Eslovénia, de Espanha, de Portugal, da Alemanha e dos Estados Unidos da América.





Fotos via Forças Armadas de Portugal


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA