Caçadeira em protecção "anti-drone" de última linha a artilharia autopropulsionada russa no Leste da Ucrânia
Avdiivka, Donetsk, Ucrânia 23 de Julho de 2024
Militar armado de caçadeira semi-automática, Baikal MP-155, calibre 12 (com carregador estendido), de coronha sintética, para uso como defesa de última linha contra "drones" de ataque, em protecção a artilharia autopropulsionada 2S19 "Msta-S" ("Мста-C"), M2, de 152,4 mm, das Forças Armadas da Federação Russa, na linha da frente de Avdiivka ("Авдіївка"), Donetsk, no Leste da Ucrânia a 23 de Julho de 2024.
A "Msta-S" apresenta-se aqui parcialmente coberta por uma estrutura de grelhas horizontais e rede camuflada, visando protecção e ocultação face ao possível ataque de "drones" inimigos.
A 2S19 "Msta-S" M2, cujas primeiras unidades entraram ao serviço das Forças Russas em 2013, tem um massa de 43 toneladas, com 7,15 metros de comprimento e uma altura de praticamente 3 metros; assente sobre bases e componentes do chassis do T-80. A peça instalada é uma 2A64M2 de 152.4 mm com um alcance de 25 km com cargas standard e até 28,9 km com cargas especiais. Pode contar ainda, ao topo da torre, com uma metralhadora pesada NSVT de 12,7 mm. Esta plataforma de artilharia pode disparar, além das diferentes tipologias de munição standard, as munições "Krasnopol" (9K25) guiadas por laser.
A designação "Msta" ("Мста") corresponde ao Rio do mesmo nome, no Norte da Rússia, que, nascendo no Lago Mstino, percorre os distritos de Tver e Novgorod, e desagua no Lago Ilmen.
Foto por Stanislav Krasilnikov | Agência Sputnik
Comentários