Exercício alpino italiano com veículo 6x6 de operação remota e autónoma


Lago Fedaia, Belluno, Itália Setembro de 2024

Em primeiro plano um veículo 6x6 Viking, de operação remota, da italiana IDV Robotics (IDV, Iveco Defence Vehicles), com torre de operação remota armada com metralhadora pesada M2 calibre 12.7mm, no decurso do exercício "Stella Alpina" do Exército Italiano, Setembro de 2024, em torno do lago Fedaia, no Nordeste de Itália (Belluno, Veneto), na região alpina da cadeia montanhosa das Dolomitas.
Desenvolvido originalmente pela britânica Horiba MIRA (desde 2023 participada maioritariamente pela IDV), o Viking é uma plataforma 6x6 com 3 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1 metro de altura, com um massa de 2 toneladas e podendo suportar um "payload" de 750 kg, com um espaço de carga possível de 1,6 x 1,8 metros. Como motorização diesel-híbrida, sustenta uma velocidade máxima de 50 km/h com um alcance operacional de 200 km. A plataforma, com navegação assistida por satélite, conta com capacidade avançada de reconhecimento de terreno, planeamento de rotas e negociação de obstáculos. Pode operar comandada remotamente ou de forma autónoma desempenhando, como plataforma multi-propósito, missões de reconhecimento, transporte e apoio de fogo.
O exercício "Stella Alpina", liderado pelo General de Brigada Franco del Favero, envolveu, entre outros, meios da Brigada Alpina "Julia", forças especiais do 185.º Regimento de Paraquedistas ("185° Reggimento Paracadutisti Ricognizione Acquisizione Obiettivi", RRAO, "Folgore") apoiados por helicópteros de ataque, AW129 "Mangusta" e AW249 "Fenice", e transporte, CH-47 "Chinook", da Aviação do Exército Italiano. Contou ainda com a participação do 9.º Regimento de Segurança Cibernética "Rombo" ("9° Reggimento Sicurezza Cibernetica", "Rombo"), criado em Abril de 2019 e operacional desde Junho de 2020, que permitiu aqui a construção e "rollout" de todo o modelo digital dinâmico ("bolha táctica") do Teatro de Operações.
A designação do exercício corresponde à "Estrela Alpina", a planta herbácea Leontopodium alpinum, nativa das regiões montanhosas alpinas entre a Itália e a Alemanha, designada em alemão por "Edelweiss" ("Edelweiß") e usada como símbolo e referência regional, como icon do alpinismo e, historicamente, emblema de várias unidades militares.
Foto via Exército Italiano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA