Submarino "Novorossiysk" e navio-rebocador auxiliar "Evgeniy Churov" da Marinha da Federação Russa acompanhados ao largo da costa continental Portuguesa


Oceano Atlântico, Portugal
6 de Setembro de 2024

Submarino "Novorossiysk" ("Новороссийск"), B-261, classe Project 636.3 (designação NATO "Improved Kilo II") e navio-rebocador auxiliar "Evgeniy Churov" ("Евгений Чуров"), classe Project 712 (designação NATO "Sliva"), da Marinha da Federação Russa, acompanhados ao início da tarde de 6 de Setembro de 2024 ao largo da costa continental Portuguesa, em rumo Norte-Sul, por aeronave P-3C CUP+ "Orion" da Esquadra 601 - "Lobos" (14810, 497C9A) da FAP, sediada na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, a operar com o "callsign" ORION01.
O Submarino "Novorossiysk", ao serviço desde 21 de Agosto de 2014, estará aqui a rumar ao Mediterrâneo Oriental, projectando-se que deva ir render o submarino "Ufa" ("Уфа"), B-588, classe Project 636.3 (designação NATO "Improved Kilo II"), ao serviço desde 16 de Novembro de 2022, a operar a partir da Base Naval de Tartus ("طَرْطُوس") na Síria, e que é a única base naval a partir da qual a Marinha Russa opera actualmente no Mediterrâneo.
A classe Project 636.3, Varshavyanka ("Варшавянка"), "Improved Kilo II" na designação NATO, são submarinos de 2 350 toneladas (3 100 quando submerso) com 73,8 metros de comprimento, 9,9 metros de boca, com um velocidade de 12 nós à superfície e 19,8 nós submerso, com um alcance máximo de 7 500 milha náuticas. Tem uma guarnição de 60 elementos e está armado com 6 tubos lança-torpedos de 533 mm, transportando até um máximo de 18 torpedos (53-65K, 53-56B, 53-56BA, VA-111 "Shkval", entre outros disponíveis). Dois dos 6 tubos estão preparados para poder disparar mísseis de cruzeiro Kalibr-PL (3M54K, 3M14K). A classe "Improved Kilo", de propulsão diesel-eléctrica, é designada na gíria pela alcunha de "Black Hole" ("Buraco Negro") dada a sua reduzida emissão de ruído.
O "Evgeniy Churov" ("Евгений Чуров"), SB-921, navio-rebocador auxiliar da classe Project 712 (designação NATO "Sliva"), está ao serviço da Marinha da Federação Russa desde 5 de Julho de 1985, desloca 2 780 toneladas, com 69,2 metros de comprimento, 15,4 metros de boca e 5,1 metros de calado. Sustenta uma velocidade máxima de 16 nós (dois motores 6ChN40/46 de 3500 hp cada) com um alcance operacional de 6 120 milhas náuticas. Com uma guarnição de 43 elementos conta com equipamentos de apoio ao mergulho e de acção de luta contra-incêndio (4 pontos sobre a ponte de comando).
O Lockheed P-3C CUP+ "Orion" é uma aeronave de Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR), tripulada por 11 elementos, com um peso máximo à descolagem de 64,4 toneladas, com 35,6 metros de comprimento, uma altura de 10,3 metros e uma envergadura de 30,4 metros. Propulsionada por quatro motores ALLISON T56-A-14 (com 4 600 hp cada), consegue uma velocidade máxima de 760 km/h, com um tecto de 8 900 metros de altitude, e com uma raio de acção de 3 830 km. O "Orion" pode receber, nos suportes internos e externos, até 9 toneladas de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonobóias, etc).





Fotos via FAP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA