"Cão Robot" desembarca em praia de Tróia a partir de semi-rígida de operação remota


Tróia, Portugal 
16 a 22 de Setembro de 2024

Demonstração de capacidades de projecção a partir de embarcação semi-rígida Kraka (da sueca SOAL Marine), de propulsão eléctrica e aqui de operação remota-autónoma, de um "robot" quadrupede Vision 60 Q-UGV, no decurso da 2.a semana do Exercício REPMUS, de 16 a 22 de Setembro de 2024, em Tróia, Portugal.
Desenvolvido pela norte-americana Ghost Robotics, e com persecução de novos projectos em parceria com a alemã Rheinmetall, o Vision 60 Q-UGV, com a sua configuração quadrupede, é designado popularmente por "cão robot". Tem uma massa total de cerca de 50 kg, com uma altura de 54 cm (até à base do chassis) e um comprimento de 85 cm. Sustenta um alcance operacional de 12 km, com uma janela de operação de 10 horas (21 horas em "standby") e podendo carregar um "payload" máximo de 10 kg, com uma velocidade máxima de 3 m/s. A configuração das suas "pernas" e "chassis" combinadas com uma programação de tracção inteligente permitem-lhe negociar escadas, terrenos acidentados, fragmentados, de declive, ribeirinhos e mesmo de gelo (recuperando a sua posição mesmo em caso de queda com viragem completa graças a "flip" assimétrico por qualquer uma das sua quatro "pernas"). Quando equipado com o módulo NAUT ("Nautical Autonomous Unmanned Tail") da Onyx Industries, pode operar, autonomamente, de forma anfíbia.
Pode ser usado num perfil de patrulha de segurança de perímetro, em funções de apoio em combate em reconhecimento de proximidade (compreendendo estruturas urbanas), ou em funções de recolha de informação por infiltração. Pode operar em quaisquer condições meteorológicas, em contexto diurno e nocturno, com todo um alargado conjunto de acessórios e sensores electro-ópticos (visão térmica, braços manipuladores). Pode operar de forma autónoma a partir de "base stations" integradas com outros meios de comando e controlo. O acrónimo Q-UGV significa "Quadrupedal Unmanned Ground Vehicle", literalmente "Veículo Terrestre Quadrupede Não-Tripulado".
A 14.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO STO CMRE ("Science and Technology Organization", "Centre for Maritime Research and Experimentation", La Spezia, Itália), NATO JCGMUS ("Joint Capability Group Maritime Unmanned Systems", La Spezia, Itália), e EDA ("European Defence Agency", Bruxelas, Bélgica), iniciou-se a 9 de Setembro e decorrerá até 27 de Setembro de 2024 na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique (que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola, monitorizada do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia). Participam representações de 30 países e um total de mais de 2 000 elementos. Trata-se do maior exercício de experimentação robótica e de veículos não tripulados realizado em termos internacionais.
Foto editada a partir de vídeo via Marinha Portuguesa (CIRP)





Vídeo via Marinha Portuguesa (CIRP)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA