Radar e mísseis portáteis em treino na Roménia de Módulo de Defesa Antiaérea das Forças Armadas de Portugal


Roménia 
Setembro de 2024

Treino das Forças Armadas de Portugal com Módulo de Defesa Antiaérea afecto à 5.ª Força Nacional Destacada na Roménia (5FND CAtMec/ROU), com radar P-STAR e míssil portátil terra-ar FIM-92 "Stinger", na Roménia, Setembro de 2024.
Destinado a identificar aeronaves voando a baixa altitude, e permitindo qualificação de forças amigas e inimigas (IFF, "Identification Friend or Foe"), o P-STAR ("Portable Search and Target Acquisition Radar", lit. "Radar Portátil de Pesquisa e Aquisição de Alvos"), desenvolvido pela norte-americana Lockheed Martin, é composto por um antena rectangular rotativa (65 x 152 x 15.2 cm, sob uma estrutura de protecção em fibra de vidro), um tripé, um módulo de transmissão/recepção e um módulo de controlo com ecrã LCD. Parte das componentes de contra-medidas electrónicas (ECCM) da plataforma, o conjunto conta com 2 canceladores de lóbulos laterais. Operando na banda L (na frequência de 1.22 a 1.46 GHz), com 10 a 20 rotações por minuto, o radar tem um alcance de 20 km até uma altitude de 3 km.
O FIM-92 "Stinger", ao serviço do Exército Português desde 1994, é um MANPADS ("MAN-Portable Air-Defense System"), um sistema portátil lança míssil de defesa anti-áerea, desenhado originalmente, em 1967, pela General Dynamics (EUA), produzido desde 1978 e ao serviço desde 1981. Tem uma massa de 15,19 kg, um comprimento de 1,52 metros e um diâmetro de 70,1 mm. Guiado por infra-vermelho, voando a Mach 2.2, com um alcance até 3 500 metros de altitude e até 8 000 metros de distância, tem uma ogiva de alto explosivo HTA-3 de 1 kg.
A 5FND CAtMec/ROU, sob comando do Major de Infantaria Nelson Miguel Oliveira de Sousa, é composta por elementos provenientes de várias unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 200 militares, com o respectivo aprontamento a ter sido assegurado pelo Regimento de Infantaria N.º 14, em Viseu. Esta força foi projectada para o Teatro de Operações da Roménia a 25 de Maio de 2024, onde se manterá por um período de 6 meses. É constituída por uma Companhia de Atiradores Mecanizada (três Pelotões de Atiradores e uma Secção Canhão), um módulo de defesa antiaérea, um módulo de conjunto de informações, um módulo de apoio geográfico e meteorológico e um destacamento de apoio administrativo.
Os militares portugueses aqui presentes inserem-se no âmbito das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia.






Fotos via Forças Armadas de Portugal


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA